
Apresentação do livro Barbarus – um abutre quebra-ossos e os outros
Domingo, 15 de agosto realiza-se a apresentação do livro “Barbarus – um abutre quebra-ossos e os outros”, de Isabel Maria Fidalgo Mateus, pelas 17.00h no Parque Urbano de Pinhel.
“Barbatus – Um Abutre Quebra-Ossos e os Outros” é a sexta novela da Coleção Dos Bichos que a escritora Isabel Maria Fidalgo Mateus dedica a espécies autóctones ameaçadas de extinção. Mas, desta vez, o protagonista da narrativa Barbatus faz parte de um trio de quebra-ossos – tipo de abutre dado, no momento, como Regionalmente Extinto em Portugal – que veio para o nosso território a fim de se estabelecer no Douro Internacional e assim contrariar o seu destino.
E estes abutres-barbudos não estão sós, porque, entretanto, se foram espalhando pelo território nacional mais três espécies de abutres europeus, contando ainda com a visita do grifo africano.
Entre outros, incluem-se o Britango, que regressou da sua peregrinação pela África para se instalar no Grande Vale do Coa, tal qual o Grifo e a fêmea de abutre Rüppell, e também o Abutre-Preto, que nasceu mais a sul, na copa dum pinheiro da Contenda, em Moura, no Alentejo.
Não obstante as medidas de conservação implementadas no terreno e um crescente respeito pela biodiversidade, os abutres continuam a enfrentar grandes desafios e muitos perigos que vêm de trás tanto devido a causas naturais, como de intervenção humana, sendo o veneno a sua principal causa de morte, aqui e no mundo