Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Aristides de Sousa Mendes com Honras de Panteão Nacional


Cerimónia contou com diversas representações concelhias

Realizou-se a, 19 de outubro, a cerimónia de homenagem a Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional.

A cerimónia coincidiu com o dia em que se assinalaram os 67 anos sobre a morte deste herói mundial, natural da vila de Cabanas de Viriato, do Concelho de Carregal do Sal, o humanista recebeu a mais alta homenagem do País, numa cerimónia evocativa que assumiu o figurino de túmulo sem corpo. A cerimónia contou com a ilustre presença do Presidente da edilidade, Paulo Catalino; o Presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, Nuno Seabra e; representantes da Fundação Aristides de Sousa Mendes; do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal; da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e, de familiares do Cônsul.

O ato cerimonial ficou indelevelmente marcado por um simbolismo e beleza ímpares. Iniciou-se com uma soberba interpretação do Hino Nacional, pelo Coro do Teatro Nacional São Carlos que, ao longo de toda a sessão brindou os presentes com momentos musicais e corais de elevada qualidade.

Durante a sessão, destacaram-se três intervenções de fundo: o elogio fúnebre da historiadora Margarida Magalhães Ramalho, sequencialmente seguidos pelos discursos de Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, de Marcelo Rebelo de Sousa, Chefe de Estado, complementados com a exibição de um do filme com testemunhos diretos de diversos descendentes de judeus salvos pelo diplomata.

O ponto alto da cerimónia, ocorreu quando o Presidente da Assembleia da República e o Presidente da República, procederam ao descerramento da lápide alusiva a Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional, figurando esta a par de outros vultos da história nacional, com feitos de relevo em diversos domínios. No términus da cerimónia, simbolicamente, o Chefe de Estado entregou a bandeira usada naquele ato a familiares de Aristides de Sousa Mendes. Concluía-se desta forma, a merecida e justa homenagem ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes que, como afirmou Marcelo de Rebelo de Sousa “mudou a história de Portugal e projeta Portugal no mundo”.

Assume assim, cada vez mais relevância o processo com vista à recuperação e posterior Musealização da Casa do Passal.

O Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino, aproveitando a participação nas cerimónias ocorridas no Panteão, privou com diversos elementos do Governo, encetando diversos contactos para reforçar a necessidade de dar continuidade e celeridade a este processo que, muito se anseia e, que constituirá uma alavanca incontornável para o turismo concelhio e regional.