
Associação de Jogos Tradicionais da Guarda com projeto inovador de formação de animadores
A AJTG vai realizar de 11 a 23 de dezembro de 2021 uma formação de animadores que pretende contribuir para a promoção da cultura lúdica tradicional e em simultâneo promover a intergeracionalidade e o envelhecimento ativo.
Neste sentido a atividade será realizada em duas componentes – teórica que será online e em sala; prática a decorrer em três lares do perímetro urbano da Guarda.
A atividade é apoiada pelo IPDJ através do programa Desporto para Todos e envolve diversos parceiros: ADM Estrela, o Lar Santa Clara e o Lar S. João de Deus.
Por forma a evidenciar a importância desta formação, a atividade conta com a colaboração do NERGA enquanto entidade acreditada pela DGERT.
As características únicas deste projeto e a forma original de intervenção com dois públicos tão distinto, mas complementares levam a que a AJTG esteja a considerar uma candidatura no âmbito da inovação social e assim permitir que este tipo de intervenção e dinamização chegue a mais IPSS.
Com o objetivo de envolver os jovens e com o propósito de contribuir para um envelhecimento ativo, a AJTG assume neste projeto as suas características únicas para desenvolver este género de atividade.
A AJTG tem feito ao longo dos anos um trabalho contínuo na intervenção comunitária – levantamentos culturais inúmeros; ações de índole social com o INATEL na dinamização do Turismo Sénior; com a ADM Estrela a intervenção com grupos de competências diferenciadas; com o Estabelecimento Prisional a promoção da integração; com os Agrupamentos Escolares no apoio à dinamização da aprendizagem; com as Autarquias numa colaboração com as políticas de ação social.
Viver a Tradição é a designação escolhida para os projetos de Intervenção Comunitária da AJTG e em especial para este que começa com a capacitação dos jovens para poderem vir a dar continuidade e sustentabilidade à missão da AJTG.
Conteúdos propostos no desenvolvimento desta atividade:
– Atividades lúdicas populares – Jogos Tradicionais, Lengas-lengas, contos, adivinhas, rimas, travalinguas, provérbios, ditados populares;
– Dinâmicas de grupo através dos jogos tradicionais e das atividades lúdicas populares com vista à promoção da aprendizagem, da intergeracionalidade, da mobilidade
Lengas-lengas, contos, adivinhas, rimas, travalinguas, provéribos, ditados populares;
– Jogos Tradicionais como processo de inclusão e de equidade social.
– Prática acompanhada e monitorizada em IPSS da Guarda
As inscrições estão limitadas a 15 inscritos no máximo com idades compreendidas entre os 15 e 30 anos.
Será considerada a ordem de inscrição na seleção dos participantes.
Inscrições obrigatórias através de: https://forms.gle/KmvJ7pVC96BCH5NT7