
Associação Move Beiras: Concerto a Bordo esgota comboio entre Covilhã e Guarda
No aniversário da implantação da República Portuguesa, no passado dia 5 de outubro, e ainda a comemorar o Dia Mundial da Música (1 de outubro), realizou-se um concerto a bordo de um comboio entre as cidades da Covilhã e da Guarda (ida e volta).
Num evento inédito e inovador em Portugal, sem fins lucrativos e promotor da cultura das Beiras, a Associação Move Beiras, a Banda da Covilhã e a CP – Comboios de Portugal, proporcionaram um Concerto a bordo de um comboio entre as cidades da Covilhã e da Guarda.
Pode afirmar-se que esta forma de conjugar cultura musical e comboio com os cenários naturais da Beira, despertaram nos passageiros a descoberta de novas experiências sensoriais.
A Comunidade da Beira Interior aderiu em massa tendo mesmo esgotado um comboio regional, com cerca de 250 lugares, numa atividade que demonstrou a forma única de dinamização e conjugação de cultura com o meio de transporte mais sustentável, o comboio.
A Banda da Covilhã deu vida ao comboio, que parou em todas as estações e apeadeiros e que foi recebendo pessoas de vários locais. Os músicos presentearam os passageiros com diversos temas.
Os passageiros foram ainda presenteados pelo Grupo de Cantares “A Mensagem” da Guarda que promoveram a alegria a outra carruagem deste comboio. Neste que é o vigésimo aniversário do grupo, o mesmo veio assistir a este concerto.
A Associação Move Beiras foi criada com o intuito de valorizar as pessoas e os territórios percorridos pelas Linhas Ferroviárias de Beira Baixa e Beira Alta, através da utilização do comboio.
Esta atividade contou com o apoio da Freguesia de Benespera, Freguesia da Guarda, Município da Covilhã e Município da Guarda.