
Atletas da EJAH com bons resultados no Campeonato de Apuramento das Seleções Nacionais 2023
Ótimos resultados aqueles que os judocas sub-18 da Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) conseguiram na sua participação no dia 4 de fevereiro no Campeonato de Apuramento das Seleções Nacionais do seu escalão. As provas decorreram em Almada.
Na comitiva albicastrense estavam 4 atletas e 2 treinadores para esta que é a prova nacional mais aguardada neste escalão. O destaque vai para Afonso Dias (-81kg) e Maria Bernardino (-48kg), que ficaram em quinto lugar na prova, tendo estado aliás na disputa pelo bronze ainda. Afonso venceu os seus dois primeiros combates frente a atletas da Casa do Povo de Ronfe e Judo Clube Lisboa. Nos quartos-de-final acabou derrotado, mas na fase de repescagens ainda conseguiu ir à disputa pelo bronze, perdendo depois aí contra um atleta de Aveiro e acabando eliminado na quinta posição. Maria Bernardino também começou com duas vitórias diante de atletas do Judo Clube Portimão e Academia Filipa Cavalleri, perdendo apenas nas meias-finais diante do Judo Clube do Pragal, onde perdeu. Na luta pelo bronze, a atleta chegou a vencer mas aconteceu algo inédito: um erro no preenchimento de folhas de prova, que levou à repetição do combate que terminou com uma derrota e com a atribuição do quinto lugar. Referir no entanto, que a EJAH denunciou uma situação que não é permitida pelo regulamento e que devia permitir a atleta albicastrense chegar às medalhas, o facto de “na sua categoria de peso, as atletas que viriam a sagrar-se campeã e vice-campeã nacionais, são portuguesas que representam a Suíça, o que não é permitido pelo regulamento de prova em vigor da Federação Portuguesa de Judo”, referiu a EJAH.
Carlos Gregório nos (-60kg) venceu atletas da Universidade Lusófona e Judo Clube Portimão e Eduardo Sousa, na categoria – 81 kg estreou-se em prova e perdeu o primeiro combate, ficando ambos mais a baixo na classificação.
“Os treinadores José Duarte e Catarina Moura sabiam que estes jovens tinham condições para disputar medalhas, o que se confirmou, ficando agora a vontade de melhorar para os próximos eventos a disputar ainda no mês de Fevereiro”, analisou a EJAH como balanço da prova disputada.