
Atletas de elite escolhem Castro Daire como destino de preparação para as principais provas de corrida de montanha do país
Depois de receberem a equipa AVG (ATHLÉTISME VISEU GENÉVE), da Federação Suíça de Atletismo, o fim de semana passado ficou marcado pela presença de atletas de elite em Castro Daire.
Charlotte Cotton, bi-campeã da Europa veterana de corrida em montanha (2020 / 2021) e que ocupa o 7º lugar do ranking mundial da WMRA, deslocou-se até Castro Daire para treinar e fazer o reconhecimento do percurso da prova Montemuro Vertical Run (19.06.2002).
Também, o atual campeão nacional de corrida de montanha, Rui Muga, acompanhado dos internacionais José Carvalho, Carlos Lopes, Pedro Rodrigues e o nosso conterrâneo, também ele internacional, Marcelo Gonçalves, treinaram no percurso da Granja, onde se realiza o Campeonato Nacional de Corrida de Montanha (05.06.2022).
Estes dois percursos de corrida de montanha são de tipologias diferentes, o MVR em regime “sempre a subir”, o da Granja em regime “sobe e desce”, que face às suas características correspondem às normas regulamentares exigidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e pela World Mountain Running Association (WMRA) permitindo assim receber provas desta natureza.
O mês de junho, deixará a sua marca no concelho que acolherá as duas maiores provas a nível nacional de Corrida de Montanha que refletem e engrandecem as características únicas que o nosso território apresenta para os amantes da prática desportiva em geral e desta disciplina do Atletismo em particular.