Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Câmara da Guarda adquiriu casas no centro histórico para serviços públicos e privados


A Câmara Municipal da Guarda adquiriu duas casas na Praça Luís de Camões, considerada o “coração” da cidade, que estão devolutas e em estado de degradação, para ali instalar “novos serviços públicos e privados”.

Segundo a autarquia presidida por Carlos Chaves Monteiro, as duas casas localizadas no largo da Sé Catedral, que é considerado o “coração” e a “sala de visitas” da cidade, foram compradas por cerca de 210 mil euros.
A escritura de aquisição dos dois imóveis já foi celebrada, sendo que a requalificação dos edifícios que ocupam uma área de 310 metros quadrados e têm uma área de construção de 380.
Com a compra das duas casas e com a sua recuperação, a autarquia refere que, para além do bom exemplo que pretende “passar à iniciativa privada”, o objetivo “passa também por promover maior atração de pessoas ao centro histórico da Guarda”.
Os imóveis em causa, que estão junto do antigo edifício dos Paços do Concelho que atualmente acolhe a sede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela , encontram-se num estado avançado de degradação, tendo a autarquia, nos últimos anos, utilizado tarjas “para disfarçar o aspeto descuidado dos edifícios”.
“Com a sua aquisição e requalificação, a principal praça da cidade ficará de cara lavada e pronta para receber novos serviços públicos e privados”, garante a fonte.