Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castelo Branco: O Natal na poesia de António Salvado


No dia 16 de dezembro, o auditório da Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Redentoristas) recebeu o evento “Natal na poesia de António Salvado”, reconhecido poeta albicastrense.
O evento consistiu numa leitura de poemas do autor e contou ainda com uma atuação do grupo de teatro albicastrense Váatão, que apresentou o Auto do Vaqueiro de Gil Vicente. Esta iniciativa foi organizada pelos padres Redentoristas e pela Real Associação da Beira Interior. Já os poemas lidos no evento foram retirados do livro do autor intitulado “A poesia de Natal”, de acordo com a quadra natalícia em que o evento se inseriu. A leitura foi realizada por Constança Valente, Adelaide Salvado, Lurdes Barata, Lurdes Lourenço, Adelaide Correia e Costa Alves.
Em comunicado, a organização refere que esta poesia demonstra bem “as ramificadas tonalidades que o tema natalício proporciona a um poeta, desde a Anunciação à Virgem, ao Jesus nascido em pobreza, ao Menino portador de uma Boa Nova, ao Menino (interessante criação de António Salvado) a nascer entre mendigos e sem abrigo, ao Jesus surpreendido pelo comércio enriquecido à Sua volta, ao Menino Jesus que não chegou a nascer, porque tudo o que era madeira ardeu (referência a Pedrógão Grande) e não restou matéria para se construir sequer uma manjedoura”.