Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CELORICO DA BEIRA:𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐚𝐧𝐡𝐚 em 𝐏𝐫𝐚𝐝𝐨𝐬 a 𝟐 𝐞 𝟑 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨


Vai ter lugar nos próximos dias 2 e 3 de novembro, na Aldeia de Montanha de Prados, o Festival da Castanha 2024, organizado pela Junta de Freguesia local com a colaboração do município de Celorico da Beira.

Mais uma vez, a freguesia de Prados está em festa para homenagear, valorizar, afirmar e divulgar a castanha, um dos seus produtos outonais de excelência e uma das maiores riquezas do património gastronómico celoricense, na variedade longal (maioritariamente) e martainha. Muito utilizada na alimentação, desde tempos remotos, a castanha, sobretudo na versão assada, tem um sabor e emana um aroma que inebria e nos remete para memórias de momentos felizes de convívio, alegria e amizade.

É com este propósito que o Festival da Castanha 2024 tem para lhe oferecer um rico e variado programa com especial destaque para o Mercadinho D’aldeia, vários e diversificados momentos musicais (concerto, rancho folclórico, grupos de concertinas), animação q.b, e muitos comes e bebes, em especial, o jantar “Sabores do Forno” e o almoço “Sabores de Prados “ que carecem de inscrição prévia. E, porque a castanha é a rainha da festa, não podiam faltar os tradicionais magustos para os festivaleiros se deliciarem com elas sempre “quentes e boas, quentinhas”, fomentando à volta delas, agradáveis momentos de convívio. Assim, no sábado, terá lugar um magusto tradicional e, no domingo, como é habitual, o certame encerrará com um magusto comunitário.

Por tudo isto, aceite o nosso convite e venha até à aldeia de montanha mais alta do concelho e deliciar-se com castanhas assadas. Mas, a castanha é apenas o mote para uma visita ao concelho. Acredite, o passeio vai valer a pena, não só pelas castanhas mas, sobretudo, pelas sumptuosas paisagens de montanha. Nesta época do ano, a serra está engalanada com o seu belo manto outonal pintado em tons amarelos e castanhos, entrecortados com o verde dos prados verdejantes onde apascentam numerosos rebanhos de ovelha da raça bordaleira ou churra mondegueira, das quais se extrai o leite para produzir o famoso Queijo Serra da Estrela.