Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Centro Cultural de Celorico da Beira recebe peça teatral “ O Céu de Sacadura”

O Grupo de Teatro Comunitário de Celorico de Beira apresentou neste sábado, 21 de maio de 2022, a peça teatral “ O Céu de Sacadura”, no âmbito das Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul /Feriado Municipal.

“O Céu de Sacadura”, peça teatral da autoria de Luísa Costa Gomes, foi levada à cena no Centro Cultural de Celorico da Beira pelo Grupo de Teatro Comunitário de Celorico, sob a orientação de Alexandre Sampaio, que a adaptou e encenou, pela 1ª vez em 2019, no âmbito do Feriado Municipal.

Neste contexto, a reposição do espetáculo “ O Céu de Sacadura” tornou-se uma obrigatoriedade. Com enfoque na figura de Sacadura Cabral – o homem e seu feito – a peça vai revelando ao longo do espetáculo, alguns factos da sua vida menos conhecidos do grande público como, as questões administrativas que enfrentou, a falta de verba para as suas viagens, as conspirações… e, também, o caráter fleumático da sua personalidade, o carisma e o grande charme que detinha junto do sexo feminino.

A peça teatral “O Céu de Sacadura”, foi escrita propositadamente para o Festival dos Cem Dias, por ocasião da Expo 98 e apresentada no Teatro Nacional D. Maria, com encenação de Nuno Carinhas. Foi também levada à cena no Centro Cultural de Celorico da Beira em 2019, pelo recém-criado grupo de teatro amador local, sob a orientação de Alexandre Sampaio.