Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CERCIG vai criar o primeiro modelo sustentável de habitação colaborativa


A CERCIG vai criar o primeiro modelo sustentável de habitação colaborativa no Distrito da Guarda, com princípios de vida comunitária e cooperativismo.

A habitação colaborativa é a resposta social a um problema que afeta sobretudo grupos vulneráveis como jovens, pessoas com deficiência ou idosos.

Um projeto que contou com a maior classificação de sempre no CLAS da Guarda e com um apoio fantástico do Município da Guarda e seus técnicos.

Vai criar um local para 54 pessoas viverem num conceito de partilha e entreajuda, com hortas comunitárias, jardins, circuito de manutenção, ginásio, lavandarias, salas polivalentes, veículos elétricos partilhados e muito mais.

O Fórum Económico Mundial (WEF) reconhece os benefícios sociais, económicos e ambientais da habitação colaborativa, um modelo mais inclusivo e sustentável que facilita a convivência, a cooperação e o uso responsável dos recursos naturais e energéticos. Viver em comunidade também é uma alternativa contra a solidão, que afeta sobretudo as pessoas idosas.

Este projeto já conta com uma candidatura ao PRR aprovada no valor de 1 413 180,00€.