
CIM Viseu Dão Lafões apresenta estratégia Walking & Cycling com rede de 1600Kms para Turismo de Natureza
Passo significativo para a conclusão desta estratégia será dado ainda em 2022, com a abertura da Ecopista do Vouga, a acontecer entre setembro e outubro, anunciou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, que agradeceu a Delmino Pereira a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo no projeto, nomeadamente, na certificação dos percursos de BTT e ciclismo.
A estratégia Walking & Cycling da CIM Viseu Dão Lafões, para valorização do Turismo de Desporto e Natureza na região, foi esta sexta-feira apresentada na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, somando uma rede total de 1600 Kms que o território tem para oferecer aos amantes do Desporto e da Natureza.
Entre percursos pedestres (400 Kms sinalizados), centros de BTT (mais 831 Kms homologados), percursos de Trail (100 Kms), quatro novas Subidas Épicas de estrada (S. Pedro do Sul; Castro Daire; e Vouzela) e a ligação da pioneira Ecopista do Dão à nova Ecopista do Vouga, a região de Viseu Dão Lafões apresenta uma rede sinalizada, certifica e homologada, com os diversos parceiros (incluindo a Federação Portuguesa de Ciclismo, representada na cerimónia desta sexta-feira pelo respetivo presidente, Delmino Pereira).
O passo significativo para a conclusão desta estratégia passa pela abertura da Ecopista do Vouga, um percurso de 66Km que será ligado à já existente Ecopista do Dão, e que o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, anunciou estar concluída “entre setembro e outubro, num projeto de investimento superior a 3,5 milhões de euros”.
“Quero agradecer a colaboração que o presidente Delmino Pereira e a Federação Portuguesa de Ciclismo têm tido com a nossa região”, afirmou Nuno Martinho, fazendo referência à homologação de todos os percursos de BTT e ciclismo, numa colaboração que, em breve, será firmada através de protocolo entre instituições. “A estratégia Walking & Cycling é crucial para a estruturação do produto turístico de Natureza e para gerar economia na região”, concluiu.
Delmino Pereira, por seu lado, destacou a qualidade da oferta. “Viseu é um lugar único. Através do programa Cyclin’ Portugal, temos o objetivo de classificar todo o território para a prática do ciclismo, permitindo assim o acesso a todos os praticantes. Existem cada vez mais turistas que pretendem descobrir o território de bicicleta. E só em 2021, em ano de Pandemia, o nosso número de praticantes cresceu 15%”.
DESPORTO, GASTRONOMIA E VINHOS
Entre os vários momentos altos da CIM Viseu Dão Lafões no programa de sexta-feira na BTL, destaque ainda para a apresentação da Montemuro Vertical Run, pelo Município de Castro Daire, evidenciando uma prova que na edição de 2022 está inscrita na Taça do Mundo de Corrida de Montanha.
Realce, depois, para os momentos de promoção gastronómica, plenos de sabor e tradição, como o proporcionado pela Confraria Frango do Campo (Município de Oliveira de Frades); ou, ainda, para uma concorrida prova de vinhos da Quinta de Lemos, comentada pelo enólogo da casa, Hugo Chaves, e acompanhada pela influencer e empreendedora Inês Mendes da Silva, numa oportunidade única para conhecer a singularidade dos vinhos do Dão.
CIM VISEU DÃO LAFÕES NA BTL
A CIM Viseu Dão Lafões está a desenvolver uma presença pioneira na BTL. A região viajou até à capital para dar a conhecer os grandes atributos da região de Viseu, naquela que é a primeira presença una e integrada dos seus 14 municípios na BTL, através de um inédito stand próprio e todo um programa de atividades associado.
Até 20 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, um só stand é palco de dezenas de momentos de animação musical, degustação de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, apresentação de produtos autênticos, eventos e propostas culturais e de património. Tudo com um selo de excelência: Viseu Dão Lafões.
Esta participação inédita contempla o best of de atributos da região de Viseu Dão Lafões: um destino com propostas à medida dos amantes do universo mais zen mas também dos amantes da adrenalina e aventura. Viseu Dão Lafões irá apresentar-se como a região do país onde, sem a confusão das grandes cidades, é possível viajar em busca da adrenalina e agitação, mas também encontrar o lugar perfeito para um retiro.
Turismo de natureza; gastronomia e vinhos; cultura e património e saúde e bem-estar serão os eixos de ativação e comunicação desta presença pioneira na BTL, no pavilhão 2.