Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Cineclube Gardunha apresenta programação para outubro


Outubro será um mês de muito cinema português, numa demanda que prosseguirá até ao final do ano. Concluiremos ainda o ciclo Filmes rurais americanos rodados no período clássico, e regressaremos à freguesia dos Enxames com um filme fascinante e complexo ambientado no mundo mágico das colmeias.

O pano descerrará logo a 1 na Moagem, com a primeira longa-metragem de ficção de Paulo Abreu, um experimentado cineasta em vários formatos, mas também diretor de fotografia, montador, e com muito trabalho feito no teatro, na música ou na dança. Ubu é baseado numa peça teatral escrita no século XIX por Alfred Jarry, uma tragicomédia que se revela atual e que tece ainda tangentes à sempre obscura e fascinante patafísica. Um potente meteorito desconhecido onde Abreu arrisca as inusitadas loucuras e cálculos de um Serguei M. Eisenstein punk (via Alexander Nevsky).

Dia 8, ainda na Moagem, uma grande comoção numa homenagem ao gigantesco Luís Miguel Cintra. O nosso maior ator de teatro e de cinema, encenador e fundador do teatro Cornucópia, intelectual e figura decisiva da nossa cultura desde o seu aparecimento pelos inícios dos anos setenta. Em Verdade ou Consequência?, agora estreado, «Sofia Marques parte em busca do seu amigo e ator Luis Miguel Cintra; e Cintra em busca de si mesmo», diz a sinopse. Na sua casa e em lugares marcantes, um retrato de intimidade e de sinceridade que é um ponto fulcral da nossa cinematografia recente. A realizadora estará presente.

E dia 19 temos, pela primeira vez, duas sessões num mesmo dia: uma no Pavilhão Multiusos do Fundão, pelas 17h30, e outra na Freguesia dos Enxames, pelas 21h.

Em parceria com o Festival Amália Rodrigues, no Pavilhão Multiusos, um documentário-homenagem realizado por Manuel Mozos em 2007, Diva: Simplesmente uma homenagem.. Material de arquivo, algum raro, belíssimas canções, a presença luminosa da nossa maior Diva musical, e a habitual invenção na montagem de Mozos. O realizador estará presente para grandes conversas.

E pelas 21h regressaremos à Freguesia dos Enxames, da qual aproveitamos o nome para uma pequena brincadeira que nos permite recuperar um belo filme dos últimos anos: 20 000 Espécies De Abelhas.  Um drama radioso, potentemente documental e político, carregado de subtis metáforas e muito delicado, com uma jovem actriz que é uma revelação: Sofía Otero. Uma obra a redescobrir urgentemente.

A 29 fecharemos o mês e o ciclo Filmes rurais americanos nos amigos da livraria Livros Tintos, bem no centro do Fundão. Mais um filme rodado ao ar livre, mais cavalos no centro de um drama, e uma realização inovadora do já nosso conhecido Budd Boetticher. Produzido em meados dos anos oitenta na quinta do próprio Boetticher, com a sua família, os seus amigos e maioritariamente filmado em VHS e montado caseiramente, eis um home movie de contornos Shakespearianos ousado por um mestre do cinema de estúdio e do falso Hollywoodianos. Raramente exibido em qualquer parte do mundo, nunca distribuído na América, eis uma oportunidade única de ver um filme que, como disse o curador deste ciclo, Andy Rector: «tanto interessará a uma audiência portuguesa como aos vizinhos do rancho onde Boetticher filmou, em Ramona, Califórnia.» E, claro, o Cavalo Lusitano, essa força ímpar e bela da natureza, está no centro.  Uma bela maneira de fechar.

Várias forças da natureza nos trarão outubro. Esperamos por todos para as fruirmos.