Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CLDS 4G Servir Fornos de Algodres e AE Fornos de Algodres implementam programas de empreendedorismo no 1º ciclo


“Não se nasce empreendedor. Aprende-se!”, é com este mote que o CLDS 4G Servir Fornos de Algodres em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, decidiram implementar programas de empreendedorismo no 1º ciclo.
Consideram que o empreendedorismo é uma atitude de vida que precisa de ser construída e desenvolvida.
Os programas administrados foram:

A Família – 2º ano

A comunidade – 3º e 4º ano.

No Programa “A Família” foram tratados os seguintes temas:

1º sessão – A família– Partindo da análise de um poster, os alunos compreenderam melhor o que é uma família. Descobriram as semelhanças e as diferenças entre os elementos de uma família e o modo como trabalham em conjunto para melhorarem o lugar onde vivem.

2º sessão – Necessidades e Desejos da Família– Os alunos tomaram consciência de que todas as famílias têm que ter comida, roupa e casa para morar e começam a compreender a diferença entre uma necessidade e um desejo.

3º sessão – As profissões dos membros da família– Os alunos aprenderam que os empregos servem para as famílias satisfazerem as suas necessidades e desejos e fizeram desenhos dos membros da família a trabalhar.

4º sessão – Onde encontrar o que as famílias necessitam e desejam– Os alunos utilizaram um mapa colocado no chão para descobrirem onde os membros de uma família poderão obter as coisas que necessitam e que desejam. Interpretar símbolos em mapas.

5º sessão – Como pagar o que as famílias necessitam e desejam ter– Os alunos tomaram consciência da importância do trabalho para pagar as coisas que necessitamos e que desejamos. Os alunos foram encorajados a obterem bons resultados na escola. Foi explicado que todas as profissões requerem que as pessoas tenham competências diversificadas. Sublinhando-se a importância do que aprendemos na escola para o nosso bom desempenho em tudo o que fazemos. Os alunos foram ainda questionados sobre as profissões que gostariam de ter quando crescessem.

Por fim identificaram as competências necessárias para essas profissões e para explicarem de que modo a escola os ajuda a obter essas competências.