Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Côa Mais Selvagem transmitido na SIC e líder de audiências


Depois de duas premiações e muitas sessões presenciais, o documentário CÔA MAIS SELVAGEM da Rewilding Portugal chegou ao canal aberto e à televisão, e na SIC conseguiu ser líder de audências no último domingo.

 

Líder de audiências

Este mês de abril, a Rewilding Portugal já tinha estado em destaque na Grande Reportagem da SIC, que apresentou de forma exaustiva o trabalho da organização e também os desafios e próximos passos. Agora foi a vez de todo este trabalho, mas também o vastíssimo património natural desta região do Grande Vale do Côa estarem em destaque em canal aberto na televisão nacional.

O documentário “Côa Mais Selvagem”, que tem estado a passar por diversas salas a nível nacional e que já teve até agora 13 sessões presenciais em Portugal com mais de 1.200 espectadores contabilizados, foi transmitido este domingo na rubrica Vida Selvagem da SIC, e o resultado não podia ter sido mais positivo. O filme da Rewilding Portugal, realizado por João Cosme, teve em média 558 mil espectadores a assistir, o que se traduziu em 5.7 de rating e 17.8% de share, um valor bem acima de todos os números registados pelos restantes canais da televisão em Portugal.

Números que demonstram bem o entusiasmo nacional que se tem criado à volta do movimento de rewilding e também que atestam a qualidade do trabalho produzido. O documentário “Côa Mais Selvagem” já foi agraciado com um prémio em destaque no International Tourism Film Festival Africa 2025, na categoria de Wildlife Conservation, festival de África do Sul e é também finalista de outro festival de cinema ambiental em Frome, no Reino Unido.

Para o território nacional estão ainda previstas neste momento mais 12 sessões presenciais, algumas com paineis de discussão associados, de norte a sul do país. A Rewilding Portugal vai anunciar todas estas sessões nos seus canais de comunicação.

 

O lado mais selvagem de Portugal em documentário

O Grande Vale do Côa e os esforços de rewilding levados a cabo pela Rewilding Portugal nesta paisagem estão em destaque neste documentário de natureza “Côa Mais Selvagem”, que dá exatamente a conhecer esse lado mais selvagem de Portugal que é esta região do Grande Vale do Côa e o que está a ser feito para o restaurar e potenciar, num filme de 55 minutos que acompanha a viagem do rio Côa na sua totalidade, dando a conhecer espécies, comportamentos, coexistência, funcionalidade e empreendedores que apoiam e alavancam este projeto.

Um grande corredor de vida selvagem que está a ganhar nova vida nos últimos cinco anos e projetando-se já para o futuro. Um filme de 55 minutos realizado por João Cosme, especialista neste segmento, com produção da Rewilding Portugal, tendo Fernando Teixeira como diretor de produção.

CRÉDITOS: João Cosme