Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Contradança decorre na Covilhã e Gouveia


Até ao próximo dia 12 de outubro, a Covilhã e Gouveia recebem a 10ª edição do Contradança – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo, que se afirma como “uma montra artística” no Interior do país.

Organizada pela ASTA – Associação Teatral e Outras Artes, com sede na Covilhã, no distrito de Castelo Branco, o evento arrancou no início desta semana (a 23 de Setembro) e decorre até 12 de outubro. Segundo os seus promotores, o festival de dança tem como principal objetivo “promover e desenvolver as várias formas de expressão artística contemporâneas”, num espaço comum “onde a palavra-chave é o movimento e onde a dança, a performance e o teatro se combinam e conjugam”, destacando ainda o facto de apresentar “espetáculos inovadores, libertadores e capazes de despertar o sentido estético das gentes do interior”.
A aposta em artistas emergentes, nacionais e internacionais, bem como na democratização do acesso e na difusão das artes por um território mais alargado também são uma realidade.
Como já aconteceu noutras edições, este festival volta a ter apresentações em mais do que uma localidade, pelo que, além da Covilhã, cidade onde começou, também tem espetáculos agendados para o Teixoso (concelho da Covilhã) e para Gouveia (distrito da Guarda).
Para já, o programa do festival desenrola-se na Covilhã. Para esta quinta-feira está agendado o espetáculo de dança “Arquivo Negro”, pelos brasileiros Pé no Mundo. Na sexta-feira será apresentado o espetáculo de dança “Agora”, da companhia BCN – Ballet Contemporâneo do Norte. Segue-se, no dia 28, a peça de teatro “Testamento em Três Atos”, da companhia Sillyseason.
Em outubro, o Contradança mantém-se na Covilhã, mas passa para o espaço o espaço New and Lab, com apresentação, às 21h30, dos espetáculos de dança “Je T`Aime” (dia 2), por João Costa Espinho, do “Partilhas” (dia 3), por Filipa Francisco, e “Perto…Tanto Quanto Possível” (dia 4), por Joana Castro. Segue-se o teatro, no dia 5, com a peça “Wamba”, da Este – Estação Teatral da Beira Interior.
Em Gouveia, os espetáculos decorrem no Teatro Cine, estando marcada para dia 10 de outubro, às 15h00, a apresentação de dança “Dos Suicidados”, por Joana Von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão. “Noir”, da Inestética Companhia Teatral, é o espetáculo de dança e teatro que está agendado para dia 11, às 21h30.
“Cântico Negro” da ASTA/TeatrUBI sobe ao palco dia 12, às 21h30. No mesmo dia, às 23h00, o concerto de Valerie Renay fecha o programa desta edição.