Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Costa inaugurou Centro de Saúde em Vila Nova de Foz Côa


António Costa inaugurou na passada sexta-feira, 18 de janeiro, o Centro de Saúde e do Serviço de Urgência Básica de Vila Nova de Foz Côa, uma infraestrutura que vai servir uma população de mais de 6500 pessoas do Norte do distrito da Guarda. Na ocasião, o primeiro-ministro referiu que, no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Governo dá prioridade ao investimento nos cuidados continuados integrados e nos cuidados de saúde primários e quer levar os cuidados de saúde mais próximo das populações do Interior.

Durante a inauguração do Centro de Saúde e do Serviço de Urgência Básica de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, representando um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, o primeiro-ministro defendeu que a aposta na rede de cuidados continuados e nos cuidados de saúde primários são uma prioridade, por considerar que são importantes serviços públicos de proximidade nos territórios do Interior. “Um dos grandes ganhos que o 25 de Abril nos deu foi o Serviço Nacional de Saúde [SNS]. Contudo, o SNS já não pode ser só o grande hospital, mas sim uma porta de proximidade que leva os cuidados de saúde cada vez mais diversificados a cada uma das pessoas”, afirmou o António Costa.
Na ocasião, o presidente da câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, destacou que este novo serviço de saúde se torna mais importante, tanto mais que o concelho tem dois Patrimónios Mundiais da Humanidade, sendo um território que tem de oferecer cuidados de saúde de proximidade aos milhares de pessoas que o visitam anualmente e para quem ali vive.
Apesar de a obra estar concluída desde junho, só agora foi inaugurada.Em causa esteve um contratempo com a instalação do aparelho de raio-X, que só foi adquirido após um segundo concurso público.
A nova unidade de saúde vai contar com uma equipa de quatro médicos, oito enfermeiros, quatro assistentes técnicos e 11 assistentes operacionais e vai servir uma população de mais de 6500 pessoas do Norte do distrito da Guarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.