
CPCJ Penalva do Castelo associou-se à campanha nacional de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
No passado mês de abril a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo associou-se à campanha nacional de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância através da realização de um conjunto de iniciativas que procuraram sensibilizar a comunidade em geral, no combate a práticas violentas, quer na forma de maus tratos físicos ou psicológicos, simbolizados internacionalmente por um laço azul.
O mês foi aberto com o edifício dos Paços do Concelho iluminado de azul e colocados materiais alusivos à campanha na rotunda da entrada principal da vila de Penalva do Castelo como forma de impactar a comunidade para esta causa.
Foi realizada a distribuição do Calendário dos Afetos em todos os estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como as tarjas com o Laço Azul em todas as instituições públicas.
No dia 21 de abril foi promovida, para os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, uma sessão intitulada “Movimento contra o discurso de ódio”, dinamizada pelo IPDJ de Viseu que versou sobre a problemática do bullying e das relações amorosas violentas e que contou com a presença de cerca de 175 alunos.
No dia 30 de abril, pelas 15h00 realizou-se a Caminhada Azul, em colaboração com a Unidade Orgânica de Desporto e Tempos Livres da Autarquia, na qual estiveram presentes cerca de 150 pessoas.
Aos participantes foi oferecida uma t-shirt azul e formado um laço humano, enquanto gesto de solidariedade por todas as crianças e jovens que são vítimas de maus-tratos.
Esta campanha teve como objetivo primordial sensibilizar toda a comunidade para o importante papel de adoção de uma cultura preventiva face às diversas formas de maus-tratos infantis bem como promover os direitos das crianças e o seu superior interesse.