Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Distrito da Guarda recebe actividades no âmbito da Semana da Interculturalidade


O distrito da Guarda recebe, a partir de hoje e até sexta-feira, a Semana da Interculturalidade. O evento é promovido pela EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza – European Anti Poverty Network) e vai percorrer várias cidades do país.

A EAPN Portugal promove, no distrito da Guarda, a Semana da Interculturalidade com o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos para o respeito pela diferença e a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade e da igualdade.
A Guarda será assim uma das cidades que acolherá o evento, que passará também por cidades como Beja, Braga, Porto, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Lisboa.
No que se refere à cidade mais alta de Portugal, a iniciativa trará ao distrito várias actividades, com destaque para a Muraliz’arte para a interculturalidade, que terá lugar no primeiro dia do evento, esta segunda-feira, no Lamegal, concelho de Pinhel, pelas 14h30. No dia seguinte, terça-feira, o Centro Comercial La Vie, na Guarda, será palco da tertúlia “Criar Pontes na Interculturalidade”.
Por sua vez, a 10 de abril, o ATL da EB1 Estação, na Guarda, recebe o Atelier das Cores “Todos Somos Um” e, pelas 14 horas, está agendada uma Mesa Redonda subordinada ao tema “A inclusão dos estudantes estrangeiros na comunidade” Mostra Cultural “Estudantes do Mundo”, que decorrerá no Auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.
Já no dia 11, o evento decorre em Manteigas. O ATL do Instituto de Educação Infantil receberá a atividade “Tarde cultural Conhecer o Mundo a partir do Vale Glaciar”.
Por fim, a 12 de abril, último dia da Semana da Interculturalidade no distrito da Guarda a organização promove um Mural da Interculturalidade e um Encontro temático intitulado “A interculturalidade em primeiro plano: um olhar a partir do cinema”.

Sobre a EAPN
A EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONGs, bem como de Organizações Europeias ativas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal.
Criada em 17 de Dezembro de 1991, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, obtendo em 1995 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais.
Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos. A decisão, unânime, foi tomada por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.