Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Dois projetos da Beira Interior nomeados para prémio de arquitetura da UE


A Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova e o Hotel Rural Casa do Rio, em Vila Nova de Foz Côa, estão nomeados para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2019.

De acordo com a Comissão Europeia, organizadora do galardão, existem 17 obras portuguesas entre 383 projetos de 38 países, como Espanha, Grécia, Croácia, Alemanha, Bulgária, Luxemburgo, Malta, Itália, Áustria, Hungria, Suécia e Polónia.
Os 383 projetos serão reduzidos a uma lista de 40, que, por seu turno, terá cinco finalistas que serão visitados pelo júri em abril, e o processo culminará com a entrega do prémio a 07 de maio, em Barcelona, Espanha.
A Beira Interior está representada pela Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova (Plano Humano Arquitetos) e o Hotel Rural Casa do Rio, em Vila Nova de Foz Côa (Menos é Mais Arquitetos).
O prémio, no valor de 60 mil euros, instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, com sede em Barcelona, é considerado um dos galardões de maior prestígio na área da arquitetura. O projeto do arquiteto português Álvaro Siza Vieira para o antigo Banco Borges e Irmão, em Vila do Conde, foi o distinguido na primeira edição do prémio, em 1988.
Os projetos selecionados apresentaram propostas das áreas da habitação, cultura, escritórios, desporto, comércio, edifícios governamentais, transporte e tipologias urbanas.

 

Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova.