Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Drogaria Moderna: um espaço parado no tempo


Tiago Alexandre Ferreira de Almeida, tem 29 anos, é neto do proprietário da Drogaria Moderna, e foi com ele que fomos falar, para descobrir mais acerca desta pequena relíquia que parece parada no tempo, para todos os que passam pelas suas montras na Rua do Comércio em Viseu.

 

Desde quando existe a Drogaria Moderna, e quem a fundou?

A Drogaria Moderna foi fundada por Acácio Barreiros em 1948. No ano de 1968 passa para Artur Martins, padrinho do atual proprietário Carlos Alberto Rodrigues de Almeida, que mantém desde 1977 esta atividade a seu cargo. Desde novembro de 2019 que faço parte da gerência desta loja.

 

Quantas pessoas trabalham na loja?

Atualmente trabalham nesta loja duas pessoas, o proprietário Carlos Alberto Rodrigues de Almeida e o Gerente de loja, Tiago Alexandre Ferreira de Almeida, ou seja, Avô e Neto.

 

Que tipo de clientela se dirige á drogaria neste momento?

A clientela é cada vez mais variável, sendo que o grosso dos clientes são pessoas com idades superiores a 40 anos, no entanto, e também devido ao esforço feito por nós em atrair novos clientes, já se faz notar um crescente número de clientes de faixas etárias mais jovens.

 

Que tipo de artigos vendem?

Os Artigos vendidos na Drogaria Moderna são quase na sua totalidade produtos produzidos em Portugal e por marcas portuguesas, desde os tradicionais sabonetes de banho, águas-de-colónia, cremes de mãos e rosto, até branqueador de roupa e muitos mais, e que são tradicionalmente associados ao antigamente do nosso país.

 

Como é que se faz face à crise, com um negócio assim tão peculiar, e que só determinadas pessoas procuram?

Fazer face a esta crise em especial tem-se revelado um autêntico desafio visto que durante os períodos de confinamento praticamente não temos qualquer tipo de negócio. Aqui temos também de referir que não recebemos qualquer tipo de apoio quer do estado quer da autarquia que praticamente esqueceram o quão difícil é viver do comercio tradicional nos dias de hoje. No entanto, temos visto que há nas pessoas uma mudança de mentalidade quanto aos produtos tradicionais e há sua qualidade. A Drogaria Moderna neste momento tem estado a trabalhar nas suas redes sociais para tentar divulgar os seus produtos e desta forma tentar minimizar a distância entre a sua loja e os seus habituais e potenciais clientes. Aumentar o leque de produtos disponíveis em loja tem sido também uma estratégia, por exemplo a introdução de produtos “zero plástico”.

 

O quê que distingue a Drogaria Moderna de outras drogarias na cidade de Viseu?

A Drogaria Moderna é uma loja tradicional e torna-se distinta por ter disponível aos seus clientes um atendimento personalizado, produtos de qualidade reconhecida e por ter consigo algumas marcas que dificilmente se encontram nas grandes superfícies comerciais, tais como os famosos cremes Benamor, a tradicional Pasta Dentífrica Couto ou mesmo os diversos Sabonetes das marcas Confiança e Ach Brito.

 

Como é que procede à compra dos seus produtos, uma vez que são tão antigos e raros?

A compra destes produtos é cada vez mais difícil, no entanto, temos ainda fornecedores que como nós se recusam a deixar cair este tipo de negócio e que prezam muito o comercio tradicional.

 

Qual foi a maior mudança que notou no negócio ao longo dos tempos?

Em Viseu o comercio tradicional, tal como no resto do país, foi sendo deixado de parte por quem governa o país, mas principalmente quem governa a nossa autarquia que não têm olhado com atenção para as necessidades de quem vai preservando uma parte da nossa cultura. Empreendimentos como a Drogaria Moderna mereciam outra preservação por parte do Município visto que se trata de uma loja que pelos menos há 44 anos, desde que o meu avô é o proprietário, faz da rua onde se insere um ponto de atração e tradição do que é português e do que é ser viseense. No entanto, olhamos para o futuro com esperança que lojas tradicionais possam sobreviver e prosperar mantendo assim a identidade da nossa cidade.

 

Quais são daqui para a frente, os planos para o futuro?

A Drogaria Moderna, tal como o nome indica, tentará sempre inovar, apresentar novas ideias e novos produtos para que possamos acompanhar os novos tempos e para que os jovens olhem para o comercio tradicional como algo com valor, mas mantendo sempre a sua génese tradicional e trabalhando sempre com parceiros portugueses e com produtos nacionais também. Queremos olhar para o futuro com esperança de continuar a ser um ícone na zona histórica de Viseu.