Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

“É urgente melhorar as infraestruturas na fronteira entre Portugal e Espanha”


José Maria Costa, presidente da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), defende a necessidade urgente de melhorar as infraestruturas nos territórios de fronteira entre Portugal e Espanha, especialmente a ferrovia.

De acordo com o comunicado, na assembleia-geral da RIET que se realizou em Cáceres, esta quarta-feira, José Maria Costa defendeu que “o corredor atlântico é fundamental para aumentar conectividade nas cidades, para o desenvolvimento económico e permitir fixar população no território”.
O presidente da RIET e da Câmara de Viana do Castelo afirmou ainda que é urgente que Portugal e Espanha “acelerem a introdução de infraestruturas para melhorar a competitividade dos territórios da fronteira, com medidas que serão solicitadas na próxima Cimeira Ibérica, em junho, na Guarda”.
No encontro, Luís Romão, diretor da Eurocidade do Guadiana – constituída pelos municípios de Ayamonte (Espanha), Castro Marim e Vila Real de Santo António (Portugal) – defendeu que a ela “pode e deve ser uma entidade que pense e trabalhe de forma estratégica o desenvolvimento sustentado do território”, constituindo-se como uma oportunidade para dar resposta ao conjunto de dificuldades decorrentes da situação periférica dos seus territórios. Ao agirmos em união, ganhamos escala e potenciamos as nossas metas», afirma.
Esta constituiu a segunda reunião da RIET em que a Eurocidade participa desde que foi reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).
O projeto criado em janeiro de 2013 pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre os territórios.
A assembleia-geral contou também com a presença do secretário de Estado da Política Territorial de Espanha, Ignacio Sanchéz Amor, que defendeu que a Península Ibérica deve tornar-se um laboratório de soluções de coesão bilateral, dando como o exemplo o ‘roaming’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.