
Eleitas as Escolas e deputados que representam o Distrito da Guarda na Sessão Nacional
No dia 23 de março realizou-se online, a partir das instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude da Guarda, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral e se elegeram os deputados à Sessão Nacional.
Na sessão estiveram presentes 12 escolas (38 deputados efetivos), tendo sido eleitos para representarem o Círculo da Guarda na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:
Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres
Deputados: Rodrigo Alexandre Mendes Sousa – Margarida Gomes Rodrigues;
Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso
Deputados: Mariana Fernandes – Henrique Goulart;
Escola Básica e Secundária Tenente-Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa
Deputados: Leonel Droga Lucas – Francisco Amaro da Silva Afonso;
Escolas Suplentes:
1ª Escola Secundária de Gouveia
Deputados Suplementes: Tiago Afonso Dias da Costa Simões – Gabriel Pires Dias;
2ª Escola Secundária Afonso de Albuquerque – Guarda
Deputados Suplementes: Joana Beatriz Cunha Ramos – Pedro dos Santos Gil
O tema proposto em nome do Círculo da Guarda à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é: “Racismo e Homofobia”.
No Distrito da Guarda o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases – 17 escolas, 3273 Eleitores inscritos, 2099 votantes, 25 listas e 72 turmas.
A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pelo Presidente, Gonçalo Marques, da Escola Secundária de Gouveia, pelo Vice-Presidente, Henrique Quelhas, Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O Parlamento dos Jovens tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.