Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Encontro de Arqueologia do Megalitismo de Viseu Dão Lafões

Nos passados dias 14, 15 e 16 de outubro decorreu em Viseu o Encontro de Arqueologia do Megalitismo de Viseu Dão Lafões, promovido pela CIMVDL e que teve como mote fomentar o debate sobre o megalitismo da região e o seu papel como alavanca do Turismo Cultural do território.

O programa foi composto por diversas comunicações onde foram apresentadas diferentes experiências e ações promovidas na investigação, conservação e valorização do património megalítico em Portugal e Espanha.

O Dólmen de Antelas e outros monumentos megalíticos do concelho de Oliveira de Frades, bem como o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Município para a sua preservação, estudo e divulgação, foram apresentados na comunicação “Expressões tumulares de Oliveira de Frades. O Dólmen de Antelas e outros monumentos sob tumulus do concelho”.

No encerramento do evento teve lugar o lançamento das Atas do Encontro pela Revista Beira Alta; já no sábado os interessados tiveram oportunidade de visitar alguns monumentos megalíticos de Lafões, com especial destaque para o Dólmen de Antelas – a Catedral do Neolítico.