
Escola de Futebol Feminino da Guarda: “Humildade, paixão e união, e este é o nosso Lema”
Foi em 2019 que três amigas decidiram fundar a Escola de Futebol Feminino da Guarda, depois de terem organizado um torneio, de grande sucesso, perceberam que realmente foram feitas para ajudar a fomentar o amor pelo futebol, e continuar a “fazer meninas felizes”.
Qual é a história por detrás deste clube?
Fundada a 6 de agosto de 2019, a EFFG foi sonhada e criada por mim, Diana, pela Rita e pela Vanda, três amigas de longa data que temos em comum a paixão pelo Desporto Rei. Depois de organizarmos a primeira edição um da 5F’s CUP (torneio de futebol feminino sub 19), que foi um sucesso, e um treino de captação onde apareceram mais de 30 jovens raparigas, ganhámos coragem e resolvemos criar um clube dedicado exclusivamente ao Futebol no Feminino.
Qual foi o vosso objetivo de criarem este clube de formação? Porque é que é só no feminino?
O nosso objetivo foi e continua a ser fazer meninas felizes. Ora se a felicidade de muitas miúdas passa por jogar futebol porque não permitir isso? O ser só no feminino parece-nos que permite fortalecer a modalidade e cimenta-la de forma mais vincada no nosso distrito.
A pandemia foi algo extremamente prejudicial para este projeto? Como encararam este entrave?
Óbvio que como para qualquer instituição ligada à prática desportiva, a pandemia veio boicotar e atrasar grande parte dos nossos projetos, mas isso não nos impediu de continuar a desenvolver o nosso trabalho fora de campo e prova disso é o acréscimo do número de atletas no retorno aos relvados.
Quais foram as maiores dificuldades que sentiram até hoje?
Apesar da nossa ainda curta existência, o saldo é muito positivo, e as dificuldades que todos os clubes amadores possuem, têm sido colmatadas com a nossa força de querer e com todos aqueles que nos apoiam deste o primeiro minuto. Mas talvez salientar a falta de espaços para a prática da modalidade no nosso concelho.
Quantas atletas estão neste momento inscritas? E escalões, quantos estão em atividade? Em que competições participam?
Neste momento temos 63 atletas inscritas nos diversos escalões. Participamos nos encontros de escolinhas organizados pela AFG com 2 equipas de traquinas e 1 de benjamins, no campeonato distrital de sub 13 masculino e no campeonato nacional feminino sub 19, esta última prova promovida pela FPF.
Qual é o espírito que se sente nesta escola? As atletas estão motivadas?
Motivação e vontade não falta. O grito de guerra do nosso clube fala em humildade, paixão e união, e este é o nosso Lema. Só desta forma seremos mais e melhores.