
Gouveia: Espetáculo de Slackline “Andorinhas” animou o Anfiteatro da Cerca
No passado fim de semana, dias 04 e 05 decorreu no Anfiteatro da Cerca o espetáculo de Slackline “Andorinhas”.
O Slackline constitui uma das grandes áreas de intervenção da 2.ª edição do projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural”.
“Andorinhas” é um espetáculo de teatro, mas com a particularidade que é feito em cima de fitas (slackline). O primeiro estreou no mês de julho, em Nelas, e agora há novos espetáculos em todos os 4 concelhos da rede: Nelas, Gouveia, Fornos de Algodres e Mangualde.
Trata-se de uma iniciativa coordenada pelo Campeão Nacional de Slackline, Rui Mimoso, onde os grandes protagonistas são elementos da comunidade, que sobem ao palco para contar diferentes perspetivas de uma história comum.
A história por detrás do espetáculo varia de concelho para concelho. Enquanto em Nelas e Mangualde a trama fala de despedidas e de reencontros, das festas e das romarias; em Gouveia, à história junta-se a poesia de Virgílio Ferreira. Em Fornos de Algodres, o desafio é outro, passa por pedir emprestado o olhar do rio Mondego e mergulhar na travessia, no tempo e no espaço, desde a origem aos dias de hoje. A criação faz, ainda, referência às linhas de comboio e ao fadista António Menano.
Recorde-se que o projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural” junta os municípios de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia e é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.