Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fátima Teles venceu Prémio de Pintura Abel Manta 2019


A artista plástica Fátima Teles é a vencedora da oitava edição do Prémio Abel Manta de Pintura 2019. A artista natural de Penedono, distrito de Viseu, venceu o prémio no valor de 5 mil euros com a obra “Timeless”. A sessão de entrega do prémio, que tem periodicidade bienal, decorrerá no dia 09 de agosto, no âmbito do programa das festas do Senhor do Calvário.

A vencedora da edição deste ano do Prémio Abel Manta de Pintura é artista plástica Fátima Teles, anunciou a Câmara Municipal de Gouveia.
Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, a artista natural de Penedono venceu o prémio com uma pintura em acrílico sobre tela, de 2017, com as medidas de 130 por 110 centímetros.
Segundo a autarquia de Gouveia, Fátima Teles “tem desenvolvido o seu trabalho utilizando alguns princípios matemáticos e geométricos, estabelecendo uma simbiose entre a linha, a cor e a geometria”. A artista já recebeu vários prémios, entre eles o primeiro lugar no 1º Prémio de Pintura da XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico em 2017. Em 2015 foi distinguida com uma menção honrosa na XI Bienal de Pintura do Eixo Atlântico. Nesse mesmo ano viu-lhe ser atribuída uma Bolsa de exposição itinerante para a Biennale Jeune Création Européenne. Já em 2014, Fátima Teles havia ganho o 1º Prémio de Escultura na X Edição do Concurso de Artes Plásticas da Fundação INATEL.

105 obras a concurso
Na oitava edição do galardão atribuído pela Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, estiveram a concurso 105 pinturas de 71 artistas.
A autarquia de Gouveia refere que, na edição 2019 do prémio, foram ainda selecionados para exposição os trabalhos “I Had a Deram” (de Ana Ferreira), “Keep on Changing 1 e Keep on Changing 2” (Sofia Leitão), “As Musas” (José Manuel Pereira), “Aurora” (Irene Felizardo), “Marés” (Bela Branquinho), “We can´t go home” (Rafael Oliveira), “Tiro – Um Homem que Consegue Mudar 7 ou Alterações Climáticas ou Uma Breve Reflexão Sobre o Pôr do Sol” (Alexandre Coxo).
O júri foi constituído pela arquiteta Isabel Manta (neta de Abel Manta), pela artista plástica Mónica Nogueira e pelo fotógrafo Manuel Ferreira, em representação do município de Gouveia.
A sessão de entrega do prémio, que tem periodicidade bienal, decorrerá no dia 09 de agosto, no âmbito do programa das festas do Senhor do Calvário.
Recorde-se que o Prémio Abel Manta de Pintura foi instituído pelo município de Gouveia em 2007, por ocasião do 25.º aniversário da morte do pintor Abel Manta e visa “promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as artes plásticas como elemento chave da programação cultural do município”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.