Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

FCSH-UBI palco de conferência para assinalar o término do projeto Europeu: DEEP ACTS


Irá realizar-se, no próximo dia 28 de abril na FCSH-UBI, uma conferência para assinalar o término do projeto Europeu: DEEP ACTS.

Evento final e bloco de conferências de disseminação e lançamento do manual pedagógico dos resultados do projeto DEEP ACTS, um projeto europeu que criou metodologias e ferramentas de trabalho específicas para profissionais e organizações que atuam na prevenção da violência de género com base na Educação Emocional e Arteterapia

DEEP ACTS (Developing Emotional Education Pathways and Art Centered Therapy Services against gender violence) é um projeto financiado pelo programa europeu “Rights, Equality and Citizenship” que foi desenvolvido de 2020 a 2022 em Itália, Portugal e Espanha. Consistiu no desenvolvimento de várias atividades, nomeadamente atividades de investigação, formação e produção e orientação de currículos destinadas a estabelecer ferramentas e metodologias de referência úteis para organizações e profissionais que pretendam utilizar a Educação Emocional e a Arte Terapia nas suas intervenções em favor das vítimas de violência por todo o mundo.

Paralelamente às atividades descritas, criaram-se novas linhas de ação com ações de sensibilização, networking e divulgação, que incluem a digressão a nível europeu e apresentação de uma peça teatral sobre a temática da violência de género – Máquina de Encarnar, um filme documentário, exposições de arte bruta e festivais de Outsider Art, a geminação com outros projetos europeus, conferências e muito mais.

O principal objetivo deste projeto, consiste em oferecer métodos inovadores e ferramentas de trabalho específicas, com a utilização da Arteterapia e da Educação Emocional, a profissionais e organizações que trabalham na área da prevenção da violência de género.

DEEP ACTS tem curadoria de uma parceria transnacional composta por: Fermata d’Autobus, Cooperativa RUMBOS, Nuovo Comitato il Nobel per i Disabili, a companhia teatral Portuguesa ASTA e a Associazione Nuovi Linguaggi.

Quem desejar aprofundar e adotar as ferramentas e metodologias desenvolvidas, poderá fazê-lo descarregando todo o conteúdo e os resultados de investigação em www.deepacts.eu.