
Feira do Livro regressa a Vouzela já este sábado
Numa organização da Câmara Municipal de Vouzela, está de volta a Feira do Livro de Vouzela – Folhas Soltas.
Depois de uma paragem prolongada, que teve em 2018 a sua última edição, a Feira do Livro regressa de 26 de abril a 4 de maio, com uma programação que contempla encontros com escritores, apresentação de livros, teatro, cinema, concertos, animação, oficinas e exposições.
João Tordo, Fernando Alvim e Inês Pedrosa marcam presença num programa que contará também com a participação de vários autores locais.
Contribuindo para a promoção do livro e da leitura e para a valorização da cultura, o evento, que conta em 2025 a sua 17ª edição, é destinado à comunidade escolar e ao público em geral e tem entrada gratuita.
A Feira do Livro estará de portas abertas na Alameda D. Duarte de Almeida de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 21h00, sábados das 14h30 às 21h00 e domingos das 14h30 às 19h30.
Programa de animação
A Feira do Livro apresenta um programa de animação cultural diversificado, com atividades para todos os gostos e para todas as idades. Destaque para a peça de teatro com música ao vivo “As Ideias são como as Sementes”, pela Associação 5ª Oficina, no dia 27 de abril, para o sarau cultural pelas escolas do concelho no dia 30 de abril, o espetáculo de stand up comedy no dia 2 de maio, o concerto de Pedro Dyonysyo & Coro Vaucella no dia 3 de maio e o espetáculo “A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro”, com Pedro Lamares da Companhia Nacional de Espetáculos, no dia 3 de maio.
A estas propostas juntam-se ainda duas sessões de cinema, exposições e diversas oficinas para os mais novos.
– PROGRAMA –
26 abril
- 14h30 | Alameda D. Duarte de Almeida
Abertura
- 15h00| Espaço Feira
“O que é isto? É um livro” Performance músico-literária por Joana Pinto e Dolores Spínola
- 15h30, Espaço-feira |
“A Escrita e a Conquista da Atenção na Era Digital”
Painel Literário com a curadoria de Fernando Alvim e a participação dos escritores locais Rogério Duarte; Joana Pinto, José Madeira Martins; Suzana Ramos; Joana Sousa; Sérgio Paiva; Diana Lopes; João Martins; Fernando Pereira.
- 17h00| Cineteatro João Ribeiro
Cinema na Vila – Branca de Neve
- 21h00, Museu das Portas – Casa das Ameias
Apresentação do livro “Ninguém Disse Que Iria Ser Fácil” do autor Fernando Alvim
27 abril
- 14h30 | Alameda D. Duarte de Almeida
Histórias pela rua, com Joana Pinto e Pedro De
Plin, play in nature
- 16h30, cineteatro João Ribeiro
Teatro com música ao vivo “As Ideias São Como as Sementes” – Associação 5ºOficina
Uma viagem em busca de uma ideia perdida, uma ideia daquelas que, se germinarem, podem fazer mudar o destino do nosso planeta, para o tal mundo melhor. Esta é uma “comédia romântica”, descontraída, muito informal e interativa-espicaçante, onde o público é convidado a acompanhar esta procura por respostas às questões mais desafiantes que se colocam aos dias de hoje, para que os dias do amanhã sejam para todos mais felizes, saudáveis e sustentáveis.
28 abril
- 9h30/11h00/14h00/15h00, Auditório Municipal 25 de abril | Público Escolar
“Histórias com música” – Rogério Duarte
Nascido em 1961, no Rio de Janeiro, Brasil, Rogério Duarte reside, desde 1987, em São Pedro do Sul, Viseu. Estudou composição no conservatório de música do Porto e, posteriormente, licenciou-se e fez o mestrado em Ensino de Educação Musical. Autor com vários títulos, regularmente publicados, sendo a sua estreia literária observada com a obra “Ovelha Malhada”, em 2002. Com uma vivência rural marcante, tem o dom de transmitir aos seus leitores as experiências, sensações e emoções vividas, de uma forma delicada e cativante.
- 10h00 | cineteatro João Ribeiro
Assembleia da Juventude subordinada ao tema “Multiculturalidade”
- 14h00/15h00 | cineteatro João Ribeiro | Público Escolar
Teatro “Palavreando” – Mochos no Telhado
Qual o lugar da palavra? Qual é o seu poder? Quais as suas limitações? Até onde pode chegar a palavra, antes de esbarrar contra paredes? A palavra dita, a palavra cantada, as palavras que só parecem existir nas páginas dos livros? São essas as questões que nos trazem a este laboratório onde, todos os dias, brincamos com as palavras. Palavreamos e estendemos a língua, amarrotamos as letras, cantamos o dito e dizemos o cantado, trocamos as voltas e as meias voltas, vestimos ideias e despimos preconceitos para fazer nossa a poesia dos outros.
29 abril
9h45/14h00, cineteatro João Ribeiro | Público Escolar
“As Viagens da Cegonha” – António Mota e Daniel Completo
Baseado no audiolivro de canções e poemas dos autores António Mota e Daniel Completo. Não se trata apenas de canções de diversão mas de canções que, ao lado da diversão, têm sempre uma preocupação educativa e formativa.
- 11h00, Auditório Municipal 25 de abril | Público Escolar
“Concerto de Leitura”- Miguel Gouveia
Miguel Gouveia nasce tirsense, com um par de costelas durienses, e conta e lê em voz alta desde que, em 2001, pequenas criaturas o apelidaram de professor. Em 2008, a meias com a sua cara-metade, cria a Bruaá Editora e abandona o ensino para se tornar mestre de obras, dedicando-se a tempo inteiro à edição, tradução, leitura em voz alta e narração oral. Como leitor sonoro, apresenta-se em bibliotecas, escolas, livrarias, associações e festivais com os “Concertos de leitura”, designação emprestada do escritor brasileiro Rubem Alves. Enquanto contador de histórias, trabalha com um repertório construído em torno da literatura oral e das recolhas que vai fazendo.
- 14h00/15h00, Auditório Municipal 25 de abril| Público Escolar
“Era ou Não Era” – Miguel Gouveia
30 abril
- 9h30/11h00 | Cineteatro João Ribeiro| Público Escolar
“Concerto de Leitura”- Miguel Gouveia
- 11h00, Auditório Municipal 25 de abril | Público Escolar
Encontro com a escritora Inês Pedrosa
Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão, tendo recebido vários prémios de jornalismo. Foi diretora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Manteve durante anos uma crónica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Até Outubro de 2016, foi colunista do semanário Sol. Atualmente participa dos programas de rádio A Páginas Tantas e Um Homem, uma Mulher, ambos na RDP e do programa de TV O Último Apaga a Luz, na RTP3. Publicou 25 livros, entre os quais se destacam sete romances. Publicou ainda duas novelas fotográficas. A sua obra encontra-se publicada no Brasil, Espanha, Itália, Croácia, Alemanha e Estados Unidos da América.
- 10h/ 11h/ 14h30/15h30, Auditório Municipal 25 de abril | Público Escolar
“Anel das Fábulas” com oficina de origami – Pedro Giestas
O que é “dar à luz”? Quando pensamos em nascimento, pensamos em milagre, em luz, no ventre feminino em forma de lua à espera de “dar à luz”. Quando Mário e Maria, dois cavalos marinhos, decidiram ter bebés nunca imaginaram que a sua estória iria ser diferente. Entre baleias e golfinhos, tempestades e marés, o pai que se tornou mãe, submerge-nos, até ao aos limites do amor. A fantástica aventura da vida, contada a partir de um nascimento… … e com um final feliz. Texto original de José Eduardo Agualusa, in Estranhões e Bizarrocos.
- 21h00, Cineteatro João Ribeiro
Sarau Cultural – Agrupamento de Escolas de Vouzela; Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia; Escola Profissional de Vouzela; Conservatório de Música da Jobra – Pólo de Vouzela
O Sarau Cultural é um evento que envolve a comunidade escolar na celebração da arte e da expressão, destacando a importância da cultura e da diversidade através da participação ativa dos alunos.
1 maio
- 14h30 | Espaço Feira
Oficina de Ilustração Pop Up – Plin, play in nature
Para os mais pequenos experimentarem esta técnica mágica dos livros infantis
- 16h00 | cineteatro João Ribeiro
Performance com a participação ativa dos alunos das disciplinas de Coro, Teatro e Clube Leitura, da Universidade Sénior, com a curadoria do ator Pedro Giestas.
- 17h30 | Espaço-feira
Apresentação do livro: “A menina que não vai na conversa da mãe” de Rosa Almeida – ASSOL
Sou a Rosa Maria, nasci a 31 de outubro de 1966 em Santiaguinho, Oliveira de Frades. Sempre fui uma menina muito feliz e que gosta muito da natureza. Quando estou no meio da natureza esqueço-me dos problemas e ajuda-me a pensar nas histórias que quero escrever. Um dos meus sonhos, para além de vir para a ASSOL, foi escrever este livro. Esta história foi pensada num dos meus passeios pela minha aldeia e inspirei-me em muitos meninos do meu tempo que não podiam ir à escola, assim como eu. Esta história é um exemplo de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos.
2 maio
- 14h30 | Auditório Municipal 25 de abril | Público Escolar
Encontro com o escritor João Tordo
- 18h30 | Museu das Portas
Encontro com o escritor João Tordo
João Tordo nasceu em 1975. Publicou dezasseis livros e recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago 2009, o Prémio Fernando Namora 2021 e o Prémio GQ. Foi finalista de muitos outros prémios, incluindo o Prémio Literário Europeu, o Prémio Fernando Namora, o Prémio Oceanos e o Prémio PEN Clube. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, Croácia, Sérvia, México, Argentina, Brasil, Uruguai ou Colômbia. Vive em Lisboa. Gosta de andar de bicicleta, de nadar e de tocar guitarra.
- 21h30 | Cineteatro João Ribeiro
Stand Up Comedy “Humor à Lafões
Espetáculo de Stand Up Comedy com Carlos Moura, Laura Gonçalves, Rafael Jesus, Pedro Alves e Rúben Marques.
3 maio
- 14h30 | Espaço Feira
Oficina de personagens de histórias infantis – Plin, play in nature
Para as crianças criarem e inventarem a partir de matareis naturais e reutilizáveis
- 15h30 | Cineteatro João Ribeiro
Pedro Dyonysyo & Coro Vaucella
Pedro Dionísio, nascido em 1978 em Torres Novas, é professor e músico autodidata. Durante 20 anos tocou em bares pelo país e, em 2008, lançou o seu primeiro álbum de canções originais. Com o tempo, o cantautor, interessou-se também por vídeo e fotografia, integrando essas artes no seu percurso musical. Sob o nome artístico Pedro Dyonysyo, criou o espetáculo “A Viagem”, que combina teatro, música e vídeo. Uma das canções apresentadas no referido espetáculo, intitula-se “A História que uma dia também vais contar” e que dá nome ao primeiro audiolivro educativo e inclusivo, que explica às crianças, de uma forma ilustrada, poética e sucinta, o significado do 25 de Abril de 1974.
O Coro Vaucella é um coro infanto-juvenil de Vouzela, dinamizado no âmbito do Clube de Música/Coro da Escola Básica de Vouzela, do Agrupamento de Escolas de Vouzela. Envolve alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vouzela e alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Este projeto educativo e cultural promove a expressão musical dos jovens, incentivando a prática coral e a valorização da música. Com uma forte ligação à comunidade, o coro participa ativamente em eventos culturais e educativos da região, enriquecendo o panorama artístico local e proporcionando aos alunos experiências musicais significativas.
- 17h00 | Espaço-Feira
“Os Barrigas e os Magriços” pela Biblioteca Municipal de Vouzela
Conto de Álvaro Cunhal sobre o 25 de Abril para as crianças
- 21h30, Cineteatro João Ribeiro
Espetáculo “A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro” – Pedro Lamares
Pedro Lamares nasceu em 1979. É ator de teatro, cinema e integrou o elenco de várias novelas e séries, onde foi protagonista. Dedica-se à poesia em recitais e festivais. Dirige espetáculos nas áreas do teatro, música e poesia, colabora como criador na Companhia Nacional de Espetáculos e é diretor artístico da cooperativa Casca de Noz.
Sinopse do espetáculo:
Gabriel Celaya dá o mote a um recital que vem de Gil Vicente e Camões aos autores contemporâneos, com os olhos bem fincados no nosso tempo, em busca de futuro. Fala-se de amor e morte (os grandes temas universais da poesia), mas também do medo, de discriminações várias (raciais, sexuais ou religiosas) e de esperança. Com algum humor e uma lógica de conversa, abre-se um espaço de diálogo com o público.
4 maio
- 14h30 – 15h30 | Espaço-Feira
Hora do conto – Que história queres ouvir? – Plin, play in nature
As crianças podem escolher um livro para ser contado.
- 16h00 | Espaço-Feira
Momento cultural | Associação Grupo de Ginástica de Vouzela– Classe de Representação
- 17h00| Cineteatro João Ribeiro
Cinema na Vila “Um filme Minecraft”
EXPOSIÇÕES
Cineteatro
- Instalação Artística “O grande livro dos Direitos” – técnica da pasta de papel – ASSOL
Museu Municipal
- ARTESCOLA – Expressão Artística na Feira do Livro Folhas Soltas
A Artescola celebra a criatividade e o talento artístico da comunidade escolar de Vouzela. Com o tema “Multiculturalidade”, esta iniciativa convida alunos desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário a expressarem-se através das artes plásticas, promovendo a reflexão sobre a diversidade cultural. A Artescola pretende também estimular o diálogo sobre identidade, cultura e expressão artística, proporcionando um espaço de encontro entre a arte, a educação e a comunidade.
Biblioteca Municipal
- Exposição de Cartoons – VII edição do Festival Internacional de Cartoon Escolar (International School Cartoon Festival).
Da autoria de alunos portugueses e estrangeiros, bem como de vários profissionais, os cartoons apresentados representam uma celebração sem fronteiras, de um valor essencial a todas as culturas e nacionalidades. O humor surge como a tónica dominante do conjunto de trabalhos, numa viagem entre a subtileza e a crítica social.