Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Feira do Pastor e do Queijo atraiu milhares de visitantes a Penalva do Castelo


Decorreu, nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Feira do Pastor e do Queijo em Penalva do Castelo, em nova localização (junto à Fonte dos Namorados), um espaço que acolheu milhares pessoas no cômputo dos dois dias.
Muito movimento e animação e também com muitos expositores a mostrarem o melhor do que se faz no concelho. No primeiro dia, durante a manhã atuaram o Grupo de Concertinas do Dão, o Grupo de Cantares Pena Alba e o Grupo de Cantares de Vila Cova do Covelo. Já da parte da tarde atuou o Grupo Trio Artur&Márcia e depois a artista Micaela. Já no domingo, atuaram: a Casa do Povo de Esmolfe, a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo que foi em arruada até ao recinto, seguindo-se depois o programa “Somos Portugal” da TVI com uma programação intensa e dedicada ao evento.
Na cerimónia de abertura, existiram intervenções do Vice-Presidente da CCDR Centro, José Morgado; do Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, do Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho e ainda da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. Pedro Machado destacou a promoção forte que o município tem feito da sua trilogia de produtos de excelência (queijo Serra da Estrela, vinho “Dão de Penalva” e maçã bravo de Esmofe), referindo que o turismo pode ajudar a proteger este ADN e estas tradições. O presidente do município assinalou que esta feira, que se prolonga já ao longo de 32 anos, é dedicada e realizada para os pastores, produtores e queijeiros que continuam a manter estas tradições vivas e a ser comercializadas passados tantos anos, pedindo mais apoios para estes. A ministra presente respondeu a estes apelos dizendo que vão surgir medidas extraordinárias, nomeadamente para os jovens produtores que terão taxas de apoio que podem chegar aos 80% e que os prémios aumentarão a quem o escolher fazer em territórios do Interior.
A habitual prova de queijo, oferta da Autarquia, foi um dos momentos altos da feira, onde os presentes puderam provar/degustar o queijo Serra da Estrela, o vinho “Dão de Penalva”, a broa e a maçã bravo de Esmolfe em ambiente de convívio.