![](https://maisbeiras.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/05/IMG_0109-scaled.jpg)
Festejos do Feriado Municipal de Celorico da Beira decorreram pela manhã de hoje
Decorreram durante a manhã de hoje as celebrações do Feriado Municipal, dia de Sacadura Cabral, de Celorico da Beira. O evento contou com a presença de várias figuras distintas, nomeadamente, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.
O início do evento, que decorreu na Praça Sacadura Cabral, começou pela cerimónia evocativa ao “aviador de reconhecido mérito”, segundo a Ministra Ana Abrunhosa, seguindo-se a homenagem às instituições locais, combatentes da pandemia de Covid-19, e as inaugurações da Reconstrução e Ampliação da Escola EB1 de Sta. Luzia – Escola de Acolhimento e Alteração do Edifício da Escola EB1 de S. Pedro .
Na cerimónia de entrega de lembranças, foi igualmente entregue a chave da Unidade Móvel de Saúde à Unidade de Saúde de Celorico da Beira, para permitir uma maior proximidade com o utente, assim como colmatar lacunas que persistissem no apoio aos utentes do Concelho.
No discurso de Ana Abrunhosa, foram aplaudidos os feitos de Sacadura Cabral, pela sua mestria na ciência, que o levou a viajar com Gago Coutinho, numa travessia do atlântico Sul. A Ministra afirma que tal como esta viagem, a pandemia também foi “um momento em que a ciência nos entrou pela porta adentro”.
“A pandemia ensinou-nos uma coisa: a maioria dos problemas de hoje-em-dia já não se resolvem com conhecimento empírico”, disse ainda.
Para Ana Abrunhosa, neta de pastores e de uma queijeira, “estes territórios têm de diversificar a sua atividade económica.”, a Ministra afirmou também que “o interior mesmo tendo problemas, não é o interior que Lisboa passa para os meios de comunicação Social.”.
O fim das comemorações levaram à inauguração das escolas EB1 de Sta. Luzia – Escola de Acolhimento e do Edifício da Escola EB1 de S. Pedro.