Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival da Canção: dupla com raízes na Beira Baixa à procura da vitória


Foram anunciados nas últimas semanas os nomes a concurso em mais uma edição do Festival da Canção, para escolher o próximo representante português no Festival da Eurovisão de 2023. E uma das músicas a concurso é da autoria e interpretação de uma dupla com raízes fortes na Beira Baixa, os Bandua.
A música “Bandeiras” é uma das músicas a concurso e é da autoria e interpretada pelos Bandua, projeto composto por Bernardo d’Addario (Tempura) e Edgar Valente. Bernardo é luso-brasileiro e tem origens em Tinalhas, no concelho de Castelo Branco e Edgar Valente é natural da Covilhã, ambos portanto naturais da Beira Baixa. Bernardo vinha sendo principalmente baixista em vários temas do cantor Lhast e também DJ, enquanto Edgar Valente vinha ganhando imenso reconhecimento por fazer parte do projeto dos Criatura, banda que começou em 2013 e já celebra dez anos, com dois álbuns marcantes.
Os Bandua surgiram com o objetivo de juntar a eletrónica, o folclore tradicional português e o “downtempo berlinense” num só projeto. O primeiro álbum foi aliás lançado em fevereiro de 2022, editado pela holandesa-brasileira “Frente Bolivarista”. As letras das músicas são recuperadas de antigas obras poéticas e musicais desta região das Beiras e da zona raiana e enriquecidas depois com novas tendências trazidas pelos próprios músicos.
Uma verdadeira homenagem à cultura beirã presente este ano no Festival da Canção, fundindo-a com uma sonoridade eletrónica e melancólica com a qual os artistas se identificam. Os Bandua deram no último ano, vários concertos e marcaram presença em alguns festivais e eventos, como o Festival Iminente (Lisboa), o Festival Nascentes (Leiria) ou o Serralves em Festa (Porto).
Pode ouvir a música a concurso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=HEoZj1rsypY