Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival das Sopas de Sernancelhe arranca a 16 de fevereiro


Sopa de gravanços com bacalhau, caldo de castanha, sopa de feijoca à Zebreira ou sopa de cogumelos são algumas das iguarias que vão estar na 10.ª edição Festival de Sopas e Encontros de Ranchos de Sernancelhe, entre 16 e 18 de fevereiro, no Exposalão. 

O evento promete juntar o melhor da gastronomia tradicional, artesanato e folclore, “proporcionando aos visitantes uma viagem pela história, cultura, sons e pelos sabores do nosso povo”, lembra a autarquia.

“Os visitantes terão oportunidade de descobrir diversas exposições de artes e ofícios, contactar com usos e costumes e degustar gratuitamente as sopas que contam a história de um povo”, acrescenta.

Várias associações do concelho irão confecionar os mais variados tipos de sopas. Nesta edição, marcam presença a Associação AMBULA IPSS, a Associação Empresarial Beira Alta – Acis, a Associação Zona de Caça Távora e Zebreira, a Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda, a Associação Dinamizadora da Aldeia da Faia, o Conselho Diretivo dos Baldios “Cinco Réis de Gente” do Carregal, a Banda Musical 81 de Ferreirim, a Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva Casa do Benfica de Sernancelhe, a Confraria da Castanha Soutos da Lapa, a Liga dos Amigos da ESPROSER, a Manta Verde – Associação da Biointerpretação de Lamosa, o Núcleo Desportivo de Cultural de Vila da Ponte, o Rancho Folclórico da Terra da Castanha de Sernancelhe, o Grupo Motard “Os Amigos Binantes”, a Associação de Melhoramentos da Freguesia de Escurquela, o Clube Caça e Pesca de Sernancelhe, a Banda de Música de Sernancelhe e ainda a Associação dos Baldios de Quintela da Lapa.

Sopas à parte, os visitantes vão puder assistir à atuação de ranchos folclóricos, provenientes dos mais variados pontos do país.

Este ano, a inauguração do festival estará a cargo do presidente da Câmara de Tarouca, Valdemar de Carvalho Pereira, pelas 18h30.