Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival do Peixinho do Rio decorreu em Juncais, concelho de  Fornos de Algodres


 

A freguesia de Juncais, concelho de Fornos de Algodres, acolheu mais uma edição do Festival do Peixinho do Rio, este domingo, dia 31 de julho.

São muitos os motivos que atraem os visitantes à freguesia de Juncais, seja pelo queijo que lá se produz, pelas artes tradicionais de cestaria e olaria, mas especialmente pelos seus famosos peixinhos do Rio.

Esta é mais uma iniciativa que visa dinamizar a região, promovendo a gastronomia através do Mercadinho de produtos Regionais e a música tradicional portuguesa protagonizada pelo Grupo de Cantares da Sequeira, Grupo de Cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu, Os Capelenses e o Grupo de Concertinas de Vila Soeiro do Chão.

“Depois destes anos todos em que as festas estiveram paradas, é importante que se volte ao que era normal antes da pandemia”, refere o presidente do município de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca.

Augusto de Carvalho, presidente da União de Freguesias Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão confessou que “há sempre um receio quando há uma continuidade e depois um interregno”, mas que esta edição correspondeu às expectativas e as pessoas aderiram como esperado.

Este festival é, segundo Augusto de Carvalho, “uma maneira de dar a conhecer as nossas raízes, as nossas tradições, trazendo grupos dos nossos concelhos e freguesias de forma a combater a desertificação nestas zonas, numa altura também pautada pela vinda dos imigrantes”.

O peixinho do rio ficou a cargo do Restaurante “Flôr do Rio”, localizado na freguesia de Juncais. Segundo o proprietário do restaurante, Manuel Borges, este é o segundo ano que estão no festival, uma vez que já tinham estado em 2019, confessa que foram algumas as diferenças sentidas no número de visitantes e nas vendas, mas que ainda assim foi muito bom e espera estar de volta para o ano.

Para além da vertente lúdica do festival, este teve uma vertente solidária, uma vez que a aquisição de camisolas e bonés reverteu a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, que perdeu uma das suas viaturas no combate aos incêndios.

A iniciativa foi organizada pela Junta de Freguesia de Juncais com o apoio do Município de Fornos de Algodres.