Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Figueira de Castelo Rodrigo com orçamento de 12,5 milhões de euros para o próximo ano


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por Paulo Langrouva, aprovou um orçamento para 2020 de 12,5 milhões de euros. O documento foi aprovado pelo executivo, por maioria, com os votos contra dos dois vereadores do PSD.

12,5 milhões de euros é o orçamento da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo para 2020, inferior em 300 mil euros ao de este ano.  “A grande aposta deste orçamento continuará a ser no setor social”, disse o autarca. Segundo Paulo Langrouva, no próximo ano o executivo que lidera pretende manter projetos como o Cartão de Saúde Municipal – Figueira Saudável, o programa de Teleassistência, a iniciativa Cegonha Móbil (rede de transportes concelhia) e criar um centro de dia na sede de concelho.
O município vai também implementar o projeto “Farmácias Mais Próximas”, que consistirá na deslocação de técnicos farmacêuticos às freguesias.
Em 2020 o município prevê requalificar a incubadora de empresas, localizada na zona industrial (investimento superior a 280 mil euros), instalar uma zona de lazer na barragem de Santa Maria de Aguiar para “completar a dinâmica turística do concelho” (110 mil euros) e realizar “obras essenciais nas freguesias”, nomeadamente em estradas.
De acordo com Paulo Langrouva, o orçamento camarário é “bastante rigoroso” e traduz uma “forte contenção de despesas”. “É um orçamento exequível e, como tal, nós [executivo] tentamos ser o mais realistas possível em termos orçamentais”, disse, explicando que a redução de 300 mil euros face a 2019 está relacionado com o facto de algumas obras de maior vulto (como o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo) já estarem “praticamente concluídas”.
O documento vai ser votado na próxima reunião da Assembleia Municipal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.