Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

FINLANDESES DOMINAM PROVAS INDIVIDUAIS DO III MEETING DE ORIENTAÇÃO DÃO LAFÕES – SÁTÃO WRE 2018


Num fim-de-semana frio, Satão recebeu o III Meeting de Orientação Dão Lafões – Sátão WRE 2018, evento que contemplou 3 etapas de orientação, uma distância média, um sprint noturno e uma distância longa. Com a participação de mais de 600 atletas, muitos deles estrangeiros, os atletas experienciaram desafios classificados por muitos como espetaculares, numa organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Município do Satão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, para além dos imensos apoios locais.

 

No sábado de manhã, a Serra de São Matias em Vila Boa recebeu um World Ranking Event, ou seja, um evento a contar para o ranking mundial da modalidade. Num mapa extremamente exigente, as classes de elite foram dominadas por atletas finlandeses, com Olli Ojanaho da equipa HS a vencer Homens Elite com 41:29, menos 31 segundos do que o segundo classificado Jan Prochazka do KR e menos 87 segundos do que o espanhol Eduardo Gil Marcos da equipa Attundaok. Já em Damas Elite, a Filandesa Marika Teini (SK Pohjantäht) comprovou o seu favoritismo ao vencer com mais de 5 minutos de vantagem sobre a segunda classificada Tova Olsson (IKHP) e 6 minutos sobre a terceira classificada Fanni Gyurko (KR).

 

No sprint noturno no Satão, os atletas ibéricos mostraram ser os mais fortes com as três primeiras posições em Homens Elite a serem ocupadas por Eduardo Gil, Andreu Blanes e o português Ricardo Esteves, que mostrou mais uma vez a sua apetência para os sprints. Já no escalão feminimo Filipa Rodrigues e Carolina Delgado levaram a melhor sobre Fanni Gyurko.

Figura 2: Hannu Airila (Foto: Miguel Nóbrega)

Para domingo estava reservado mais um grande desafio. Uma distância longa, novamente na Serra de São Matias. Num terreno explêndido, a exigência técnica surpreendeu muitos atletas, exigindo níveis físicos e técnicos próximos da perfeição. Hannu Airila (KR) fez uma prova extraordinária, percorrendo os mais de 13 km (em linha reta) em 1:33:56, batendo Filip Grahn (Hestra IF) por pouco mais de 1 minuto e Antonio Martínez (TuMe) por pouco mais de 2 minutos. Já no escalão feminino Marika Teini mostrou mais uma vez a sua superioridade ao vencer com mais de 6 minutos de vantagem sobre Marianne Haug (IKHP) e Fanni Gyurko (KR).

No somatório de pontos das três etapas, o espanhol António Martínez Perez (TuMe) venceu o escalão de Homens Elite, enquanto Fanni Gyurko (KR) venceu o escalão Damas Elite.

1 Antonio Martínez Pérez 91 [10362] TuMe

2 Eduardo Gil Marcos 94 [10089] Attundaok

3 Jan Prochazka 84 [10345] KR

4 Hannu Airila 85 [10345] KR

5 Graham Gristwood 84 [10345] KR

 

1 Fanni Gyurko [10345] KR

2 Karoliina Ukskoski [7152] Koovee

3 Carolina Delgado [052] GD4C

4 Elaine Lenz [7293] ADAAN

5 Marika Teini [10341] SK Pohjantähti

 

Todos os resultados em http://www.modal.coviseu-natura.pt/satao2018

Facebok do Evento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.