Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Formação Museológica; Segurança; Conservação e Restauro em Almeida

Decorreu esta semana em Almeida – 12 a 15 de outubro, uma formação internacional na área da museologia, com a designação “Museologia, Segurança, Conservação e Restauro 2021”.
Esta ação de formação foi coorganizada pelo Município de Almeida, através do Museu Histórico-Militar de Almeida, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e pela Direção de História e Cultura Militar (DHCM) do Exército Português, sendo certificada pelo Centro de Formação de Professores — Conímbriga (CEFOP)
A formação teve lugar no Auditório Municipal e no Museu Histórico-Militar de Almeida, e contou com 10 formadores especializados na área da Museologia, Restauro e Conservação, Marketing e Comunicação em museus, Segurança em museus e Temáticas dos Museus Militares do Exército.
Na cerimónia de entrega de diplomas e encerramento, esteve presente o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Eng. António José Monteiro Machado, a Senhora Diretora da Direção-regional da Cultura do Centro, Dra. Suzana Menezes e o Diretor da Direção de História e Cultura Militar, Senhor Major-General Aníbal Flambó.
Esta ação contou também com a presença de uma representação do Exército Brasileiro, na pessoa do Sr. Coronel Welton Gomes Maia Júnior.
Nesta ação de formação participam 72 formandos – 22 em modo online, desde os Açores, Madeira, Museu Militar do Porto, Museu Militar de Bragança e do Brasil. Presencialmente participam 50 formandos de várias regiões do país como Lisboa, Figueira da Foz, Sabugal, Lourinhã, Constância, Fundão, Sever do Vouga, Cadaval, Guarda, Caldas da Rainha, Celorico da Beira, Seia, Covilhã, Tarouca, Paredes, Ourém, Belmonte, entre outras.
Uma ação de formação de grande importância para a área da museologia, colocando simultaneamente Almeida em lugar de referência nesta temática.
Evento agraciado como ímpar nesta temática pelos técnicos e profissionais em Museologia, o Município de Almeida ganha assim um lugar de destaque a nível nacional e internacional nesta área, pelo que agradece aos formadores, formandos, técnicos municipais e a todas as entidades e pessoas envolvidas nesta ação, os seus respetivos contributos, que tornaram possível a realização desta ação de formação.

 

Terça-feira (12 out):

9h15 –Receção e registo dos participantes; Auditório Municipal
Sessão de Abertura pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Presidente da APOM João Neto, Chefe da Rep. Museus DHCM, Coronel António Vélez

10h – 11h45 – Museologia (T), Dr. Pedro Inácio; (APOM)

12h30 – Pausa para Almoço

14h – 15h45 – Museologia (T), Dr. Pedro Inácio; (APOM)

Pausa para café

16h – 16h45 – Marketing e Comunicação em museus (T), Drª Inês Bettencourt; (APOM)

17h – 18h00 – Visita ao Centro Histórico de Almeida(opcional)

 

Quarta-feira (13 out):

9h00 – 11.45h – Conservação (T), Dr. António Maia Nabais; (APOM)

12h30 – Pausa para Almoço

14h – 14h45 – Conservação (T), Dr. António Maia Nabais; (APOM)

Pausa para café

15h – 16h45 – Dr. António Maia Nabais

Museologia (P); Conservação (P); Restauro(P); Iluminação(P);

Local: MHMA

 

Quinta-feira (14 out):

9h – 11h45 – Restauro (T), Drª Isabel Tissot; (APOM)

12h30 – Pausa para Almoço

14h – 14h45 – Restauro (T), Drª Isabel Tissot ;(APOM),

15h – 15h45 – Segurança em Museus (T), Coronel António Velez; RepMus; (DHCM)

Pausa para café

16h – 16h45 – Temáticas dos MusMil do Exército (T), Sargento-Chefe Carlos Alves;

(RepMus/DHCM)

Sexta-feira (15 out):

9h – 10h45 – Iluminação (T), Engº Victor Vajão; (APOM )

11h – 11h45 – Dra. Suzana Menezes (Diretora da Direção Regional Cultura do Centro)

Pausa para café

12h30 – Pausa para Almoço

14h – Cerimónia entrega Diplomas (MGEN Aníbal Alves Flambo, Dra. Susana Menezes)