Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fornos de Algodres: Assinatura do Protocolo para continuidade do Projeto CAVI


No dia 21 de julho, foi assinado o protocolo para a continuidade do projeto Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) no âmbito do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), por mais 6 meses, com o Diretor da Segurança Social da Guarda, Carlos Martins e o Presidente da Direção da APS Fornos de Algodres, José Fernando Tomás e  Tesoureiro, Lúcio Lopes.

O CAVI é uma resposta para pessoas com deficiência e incapacidade (com atestado multiusos) que necessitem de assistência pessoal para poderem levar uma vida mais independente. Poderão ter assistência pessoal nas seguintes atividades: atividades de apoio nos domínios da higiene, alimentação, manutenção da saúde e de cuidados pessoais; atividades de apoio em assistência doméstica; atividades de apoio em deslocações; atividades de mediação da comunicação; atividades de apoio em contexto laboral; atividades de apoio à frequência de formação profissional; atividades de apoio à frequência de ensino superior e de investigação; atividades de apoio em cultura, lazer e desporto; atividades de apoio na procura ativa de emprego; atividades de apoio à criação e desenvolvimento de redes sociais de apoio; atividades de apoio à participação e cidadania; atividades de apoio à tomada de decisão, incluindo a recolha e interpretação de informação necessária à mesma.

Em funcionamento desde 2019 na APS, o CAVI atua nos concelhos de: Fornos de Algodres (35,3%), Mangualde (5,9%), Celorico da Beira (5,9%), Seia (41,2%) e Gouveia (11,8%). Com capacidade até 19 destinatários/as, atualmente o CAVI tem ocupação de 17. A equipa técnica é constituída por uma coordenadora e uma assistente social e ainda cinco assistentes pessoais.