Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fornos de Algodres cria uma rede de colaboração para o empreendedorismo social


O Município de Fornos de Algodres associou-se ao projeto I3Social – Incubadora Itinerante para a Inovação Social que está a ser dinamizado no território Beiras e Serra da Estrela (BSE). No coração deste projeto estão as pessoas e as comunidades do território.

A I3SOCIAL BSE é uma iniciativa de inovação social que, em estreita colaboração com cada um dos municípios, visa promover a capacitação do território BSE reforçando recursos, competências e cultura colaborativa dos agentes locais como forma de promover o empreendedorismo social e, assim, dar resposta a desafios sociais complexos, em todo o território de intervenção BSE.
Tem como intenção o querer ajudar a ligar todo o saber e saber-fazer espalhado pelo território e servir como alavanca para impulsionar o trabalho em rede.

Fornos de Algodres, à semelhança de outros municípios do interior do país, sofre de uma recessão demográfica que acentua a escassez de oportunidades de trabalho e exponencia o fenómeno de envelhecimento progressivo da sua população. Pese embora as adversidades locais, existe no concelho gente persistente e cheia de fibra que, de forma inovadora, já está a dar resposta a problemas do território, sendo responsável pelo aparecimento de vários projetos, nas mais diferentes áreas, como por exemplo, os produtos genuínos e singulares, a criação de uma plataforma online para comercializar produtos exclusivamente locais, a criação de métodos de produção inovadores, que têm contribuído para a diversificação de atividades, projetos com conceitos inovadores de desenvolvimento do concelho, unidades de alojamento turístico diferenciadas, projetos e ações de qualificação de agentes e guias turísticos assim como respostas e serviços de apoio social inovadoras.

Face a este contornar de adversidades, o Município pretende “poder contar com a participação de todos os que sentem a determinação em contribuir para o bem-estar e prosperidade das suas comunidades. A complexidade dos desafios é grande e por este motivo necessitamos de aceder a todo o conhecimento coletivo, ativá-lo e colocá-lo ao serviço de todos. Os tempos atuais chamam pela nossa capacidade de nos reinventarmos enquanto sociedade e de, juntos, cocriarmos a promessa de um futuro melhor. E este é o propósito destes encontros, procurando alcançar um alinhamento quanto à expectativa de resultados.”

O evento decorre dia 19 de março, pelas 14 horas, na plataforma Zoom, através de inscrição prévia.