Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fornos de Algodres vê candidatura ao Fundo Ambiental aprovada


O Município de Fornos de Algodres candidatou-se ao Fundo Ambiental com o projeto “Fornos de Algodres Educa+”, tendo recebido agora notificação de aceitação. De mais de duzentas candidaturas, o município conseguiu ser uma das 37 aprovadas.

A notícia chegou no relatório final publicado no dia 2 de fevereiro. No total foram 256 as candidaturas consideráveis elegíveis por esta fonte de financiamento do Fundo Ambiental, com apenas 37 (trinta e sete) a obterem aprovação, ou seja, receberam uma pontuação de mérito superior ao nível 3, recebendo financiamento. O projeto de Fornos de Algodres, Fornos de Algodres Educa+, foi um dos projetos aprovados, com uma avaliação de 4.64 em 5 pontos possíveis, no âmbito deste programa de financiamento, intitulado Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022, um projeto do Fundo Ambiental que visa capacitar e sensibilizar ambientalmente os cidadãos portugueses e que se enquadra na Estratégia Nacional de Educação Ambiental, a ENEA, definida em 2020.

O projeto vai arrancar já este ano, vai consistir na implementação de quatro atividades de educação ambiental (qualidade da água, valorização do território, economia circular etc.) e enquadra-se também na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 definida pelo município em 2021 e que apresenta de forma integrada todas as linhas orientadoras que o município tem na área do ambiente neste espaço temporal. As iniciativas a ser desenvolvidas orientam-se todas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível europeu.

O município referiu ainda em comunicado que é pretendido o envolvimento de toda a comunidade local, bem como o setor HORECA e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.