No dia 19 de setembro, realizou-se a inauguração oficial da ETAR de Cortiçô – estrutura essencial no tratamento das águas residuais e área que muito nos preocupa e na qual temos vindo a fazer constantes melhoramentos – e assim continuaremos, dentro das nossas possibilidades – nas várias freguesias do concelho.
Depois, no dia 20 de setembro de 2024, realizou-se. a inauguração da Oficina do Ambiente, na antiga escola primária de Cortiçô. Ao mesmo tempo que se recupera um edifício fechado, cheio de simbolismo e memórias, coloca-se o mesmo ao serviço da comunidade e – ainda mais importante – do parque escolar, honrando, assim, a história da sua função primordial.
Inserida no Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6), do (P12) Projeto Ambiental “Educa+, da Estratégia Municipal Ambiental (EMA), a “oficina do ambiente” tem como objetivo ser um fórum de discussão de temas de âmbito da conservação e sustentabilidade, e com forte ligação ao fortalecimento das relações humanas e naturais. Desta forma, será um espaço onde se pretende divulgar e valorizar o património natural, com particular enfoque no património do concelho.
Finalmente, foi um encanto ver a aldeia encher-se de crianças, nas várias atividades ligadas à comemoração do dia da mobilidade que, desta vez, foi em Cortiçô, mas que temos levado a todas as freguesias do concelho
Uma referência para todas as entidades envolvidas: à União de Freguesias de Cortiçô e Vila Chã, ao Agrupamento Escolar de Fornos de Algodres, à Guarda Nacional Republicana, ao Cervas, à Associação de Pais, ao Projeto Eco-Escolas e, acima de tudo, a todas as pessoas da localidade de Cortiçô.
Esta atividade irá contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}; 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis} e 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}.