Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fundão: Festa das Papas de regresso à Póvoa da Atalaia


Dia 15 de janeiro regressam à Póvoa da Atalaia, no Fundão, a Festa das Papas, a festa em honra de São Sebastião, o grande evento da localidade fundanense e que atrai sempre muitas pessoas do concelho e da região.

O evento começa pelas 13 horas com a celebração da missa, seguindo-se o Cortejo das Papas, que vai ser acompanhado pela Banda Filarmónica União de Santa Cruz (Aldeia Nova o Cabo). Vão ser ainda distribuidos aos presentes papas e filhós.

A lenda que dá origem a esta celebração fala sobre uma praga de gafanhotos que assolou a região, com esta localidade devota a S. Sebastião a fazer uma promessa ao seu padroeiro para que a poupasse e protegesse as colheitas, oferecendo em troca papas de carolo e coscoréis com o que resultasse das colheitas. Ao que parece, a localidade foi mesmo a única poupada, tendo então os habitantes cumprindo a promessa ao terceiro domingo de janeiro todos os anos desde que há memória.

Metade dos lares da Póvoa da Atalaia ficam encarregues das papas de carolo, sendo que o chafariz, no centro da aldeia, divide os bairros que, alternadamente, se encarregam de preparar a festa em grupos de 25 famílias. Depois da missa, as 25 mordomas, com os cestos à cabeça, desfilam em cortejo até à capela do padroeiro, onde as papas são benzidas e distribuídas a toda a população. Depois são os homens que entram ao serviço, envergando panos de linho bordados nos ombros e, com a ajuda de pequenos açafates também decorados com linho, distribuem as papas cortadas em pedaços pela população.