Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fundão recebe ação do programa EU SOU DIGITAL


Após ter estado em destaque no lançamento do programa, o Fundão irá receber, nos dias 26 e 27 de outubro, no Octógono, uma ação do EU SOU DIGITAL – Programa de Capacitação Digital de Adultos.

No dia 6 de julho de 2021, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, foi um dos cerca de 30 convidados a participar no lançamento do programa e teve a oportunidade de fazer um retrato da inclusão digital na Região Centro, dando como exemplo o caso do Fundão.

O programa EU SOU DIGITAL tem como objetivo erradicar a iliteracia digital de um milhão de adultos em Portugal, através de uma rede nacional de milhares de voluntários e 1.500 espaços espalhados pelo país.

Pretende-se promover a literacia digital, ensinando os adultos que nunca tenham usado a Internet a fazê-lo.

Para ação do Fundão estão abertas as inscrições a alunos (que tenham mais de 45 anos, não tenham qualquer contacto com o mundo digital e pretendam aprender os primeiros passos na internet, ao seu ritmo e de forma simples) e a mentores (que aceitem o desafio de ajudar a sua comunidade partilhando aquilo que já sabem).

Poderá realizar a inscrição como mentores através da plataforma www.eusoudigital.pt/pt/voluntarios e como alunos através do contacto telefónico gratuito 800 210 397.

Poderá ainda fazer a sua inscrição como mentor ou aluno através do e-mail dii@cm-fundao.pt ou do contacto telefónico 966 772 441.

O Município do Fundão tem vindo a apostar, ao longo dos últimos anos, numa estratégia para atração de investimento, criação de emprego e fomento da inovação Câmara Municipal do Fundão
Praça do Município – 6230 338 Fundão Telef.: 275 779 394 TM.: 925 653 653, com o objetivo de promover a diversificação da economia local e um desenvolvimento socioeconómico adaptado às dinâmicas da economia atual marcada pela globalização e pela digitalização.

Em termos de literacia digital, é de assinalar a introdução da programação informática de forma universal em todo o ensino público do concelho do Fundão, para todos os jovens a partir dos seis anos de idade e em todas as escolas.

O Fundão foi o primeiro local do país onde isso aconteceu.

O capital humano, com destaque na retenção e atração de talento, assim como na literacia digital em jovens e adultos, é um dos pontos fulcrais do plano de ação do Plano de Inovação para o Fundão, implementado em 2013, que tem ainda enfoque nas infraestruturas, capacitando o município para o acolhimento empresarial de novos negócios, nos incentivos e suporte aos investidores e empreendedores e na promoção do município como destino para inovação e investimento.

Com esta ação o Fundão torna-se, também, um município EU SOU DIGITAL, sendo uma das 12 autarquias parceiras do programa, e tem como objetivo não deixar ninguém de fora, capacitar os mais idosos com conhecimentos digitais e contribuir para um concelho mais avançado, inclusivo e participativo.