
Fundão: Teatro “No Limite da Dor”
No âmbito da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, irá realizar-se, no dia 25 de novembro, sábado, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exibição da peça de teatro “No Limite da Dor”, de Lendias D’Encantar.
A partir do livro “No Limite da Dor”, de Ana Aranha e Carlos Ademar, “quatro histórias, que se entrelaçam numa peça em que os espetadores de hoje podem ter acesso privilegiado à experiência vivida por muitas portuguesas e portugueses nas mãos da PIDE/DGS durante os anos de ditadura. Uma profunda reflexão sobre a resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade do ser humano”.
“Duas mulheres e três homens – Georgina, Conceição, Manuel, Luís e Domingos, transitam durante sessenta minutos ante os nossos olhos. Não são personagens teatrais, são personagens reais que testemunham através do corpo, da voz e da emoção de um ator, experiências por ela vividas e que nos chamam a atenção para a importância dos ideais, das convicções e da família”.
“No Limite da Dor” é uma peça que “pretende dar a conhecer e suscitar o debate sobre as situações colocadas pelas personagens. São, sem dúvida, dados importantes para que possamos preservar uma memória coletiva sobre os acontecimentos desumanos vividos pelo povo português durante a ditadura salazarista”. Este espetáculo, com duração de 60 minutos e classificado para maiores de 12 anos, tem encenação de Julio César Ramirez; interpretação de António Revez; cenografia de Julio César Ramirez e Ana Rodrigues; construção de cenário de Ana Rodrigues e Ivan Castro; figurinos, grafismo e fotografia de Ana Rodrigues; videografia de Tiago Viegas; banda sonora de João Nunes e participação de Fernando Pardal; desenho de luz e sonoplastia de Ivan Castro; operação de luz e som de Ivan Castro; e produção executiva de Clara Cunha.
“Há Teatro na Moagem” é um espaço de programação e acolhimento de estruturas teatrais no espaço d’ A Moagem, desenvolvido em parceria entre o Município do Fundão e a ESTE – Estação Teatral, que proporciona ao público a oportunidade de usufruir de espetáculos de outras companhias nacionais e internacionais.
Os bilhetes poderão ser adquiridos n’ A Moagem e terão o custo de seis euros para o público em geral. Para estudantes e maiores de 65 anos o preço do bilhete será de quatro euros e para grupos com mais de quatro elementos o preço do bilhete será de três euros, mediante reserva prévia. Reserve o seu bilhete através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).