Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Geoparques da UNESCO promovem campanha de Natal


Cabazes de Natal GEOfood da SmartFarmer

A plataforma digital SmartFarmer, em parceria com os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, está a promover uma campanha de Natal com Cabazes GEOfood.

O objetivo desta campanha é dar a conhecer aos consumidores os Geoparques, o seu património e produtos locais, dinamizando a economia dos territórios durante a quadra natalícia.

A SmartFarmer é um negócio social da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agro-alimentares, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online e criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais.

Os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela) encontraram na SmartFarmer o parceiro inequívoco, com o qual partilham todos os valores da agricultura sustentável, comércio solidário e trabalho de muita proximidade com a sua rede de parceiros GEOfood. Segundo João Fernandes, Presidente do Conselho Directivo da Oikos, com esta campanha “o Natal celebrará a vida, com responsabilidade, solidariedade e sustentabilidade”.

A GEOfood é uma marca internacional de alimentação local sustentável, exclusiva de territórios classificados como Geoparque Mundial da UNESCO, que relaciona a alimentação com a Geodiversidade, permitindo aos consumidores conhecer e desfrutar destes territórios através da sua gastronomia.

Os cinco Geoparques estão a desenvolver e a implementar a marca através de uma estratégia conjunta, em colaboração com o Turismo de Portugal, que inclui capacitação e qualificação, promoção, ações educativas com escolas e estruturação de experiências e produtos turísticos. Em parceira com a Oikos, está também a ser criado um clube de consumo GEOfood, na plataforma SmartFarmer, que integra produtores parceiros de todos os Geoparques.

Ao longo de 5 anos está a decorrer o projeto de investigação IGCP726, financiado pelo Programa Internacional de Geociências da UNESCO, que está a estudar a GEOfood, a ligação entre o Património Geológico, a Geodiversidade, os Serviços dos Ecossistemas, a produção de alimentos e o Desenvolvimento Sustentável.

O lançamento dos Cabazes de Natal decorreu no passado dia 25 de Novembro, em Lisboa, com um encontro “Vinhos & Petiscos”, que contou com um menu de degustação GEOfood pelas mãos da Chef Justa Nobre, nome incontornável a cozinha portuguesa que foi a madrinha do evento.