Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gerry Lyubenova venceu o 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela


48 crianças e jovens, provenientes de 10 países, participaram na quinta edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). A búlgara Gerry Lyubenova foi a grande vencedora. Por sua vez, Georgiana Panaitiu, da Roménia, recebeu o Grand Prix Junior.

Os resultados desta quinta edição foram anunciados durante a Gala Final, que decorreu no passado dia 24 de agosto, onde para além da atribuição dos “Grands Prix”, foram consagrados os três primeiros classificados dos 4 escalões a concurso.
No grupo mais jovem a concurso, o 1º escalão (até aos 9 anos), mas de grande talento, o pódio foi ocupado por Denisa Moldovan, da Roménia, cabendo o segundo lugar a Mirtel Katrina Kits, da Estónia, e o terceiro ao português Guilherme Vieira.
Segundo comunicado de imprensa da autarquia de Seia, a senense Joana Almeida foi a vencedora na categoria dos 10 aos 13 anos, seguida da portuguesa Júlia Ochôa, que ocupou o segundo lugar, e de Stefania Petric (Roménia), em terceiro. Foram ainda dedicadas menções honrosas a Irina Lopes (Portugal) e Joosep Käär (Estónia).
“Na faixa etária dos 14 aos 17 anos, a búlgara Simona Krusteva arrebatou o primeiro lugar. As restantes posições foram ocupadas por Wanda Helene Ollep (Estónia), em 2º lugar, e a portuguesa Beatriz, em terceiro. Vanessa Siwy (Polónia) e Rugile Kairyte (Lituânia) foram distinguidas com menções honrosas”, acrescenta a mesma nota.
No quarto escalão, acima dos 18 anos, Magdalena Choluj, da Polónia, conquistou a primeira posição, Patricia Montes de Oca, da vizinha Espanha, a segunda, e Sarah Jsun, da Roménia, ocupou o terceiro lugar. Patrícia Domigues (Portugal) e Lari Antunes (Brasil) foram merecedoras de menções honrosas.
Na ocasião foram ainda concedidos os prémios especiais “Cidade de Seia”, a Íris Silva (Portugal), “Carreira”, a Sergey Savenkov (Rússia), “Serra da Estrela”, a Beatriz Alves (Portugal), “Especial Promessa”, a Beatriz Montero (Espanha), “Revelação”, a Mario Krastev (Bulgária) e o prémio “O mais jovem”, a Rachel Mai (China).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.