
Gouveia e Celorico da Beira colocaram hoje a primeira pedra na construção do Centro Intermunicipal de Animais Errantes
Decorreu pelas 11 horas da manhã de hoje, 31 de março, a inauguração da obra do Centro de Recolha de Animais Errantes de Celorico da Beira e Gouveia, pelos Presidentes de Câmara, construído em conjunto pelas duas autarquias vizinhas.
Esta obra tem um valor estimado de 200 mil euros, dos quais 46 mil são cedidos pelo Contrato Programa de apoio do Estado.
A obra de 2’000 metros deverá estar terminada no final do ano corrente, e deverá abrigar cerca de 75 cães, tem uma box para gatos assim como uma terceira box para outros animais.
As instalações irão dispor de um gabinete veterinário, recinto de chegada de animais, vários locais de armazenamento de rações, boxes antirrábicas, instalações sanitárias, assim como de um gatil.
Luís Tadeu, Presidente da Câmara de Gouveia afirmou ser “um investimento importante, e uma obra de que ambos os municípios necessitavam de concretizar”. Carlos Ascensão afirmou ser “o concretizar de um projeto do interesse de todos”.
Rosa Rodrigues, da Divisão de Alimentação e Veterinária da Guarda, esteve igualmente presente neste lançar da primeira pedra, e mostrou o seu agrado face à colaboração das duas autarquias na construção de um espaço onde ” o bem estar animal esteja salvaguardado”.
A criação do espaço em colaboração é, segundo os Presidentes, a resolução de um problema dos dois municípios, onde há uma repartição de custos e divisão de responsabilidades.