Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia: Entrega de donativos para ajuda dos produtores agropecuários do concelho


O alto concelho foi fortemente fustigado por mais esta catástrofe e, principalmente, os produtores agropecuários, que se veem agora incapazes de, sozinhos, enfrentar os inúmeros prejuízos causados pelo fogo e sem reservas para alimentarem os seus animais.

São vários os donativos vindos de vários pontos do país que contribuirão, em muito, para fazer face às necessidades primárias dos produtores do concelho.

Em comunicado o Município de Gouveia agradeceu publicamente, a generosidade e solidariedade manifestada pela Associação dos Guardiões da Serra da Estrela e pela empresa Sousa´s Ibérica, Lda. (na pessoa do Sr. João Sousa), que, no dia 13 de agosto, fizeram chegar aos pastores da freguesia de Folgosinho cerca de 68 fardos de palha, ração e, ainda, se fizeram acompanhar de um médico veterinário que se disponibilizou para prestar os cuidados necessários aos animais que, eventualmente, necessitassem.

Também no dia 15 de agosto, chegou a Gouveia um TIR com 10 toneladas de alimentação animal enviadas pelos agricultores do Ribatejo e Alentejo, numa interligação com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que, mesmo tendo, eles próprios, pouca abundância de alimento, atendendo à seca e à guerra na Ucrânia que têm contribuído para a escassez de mantimentos, não quiseram deixar de se associar a esta causa e partilhar o que angariaram.

Ainda neste dia, a D. Ana Pinheiro, o Sr. Rui Freire e a esposa, de Sintra, contribuíram com 20 fardões e 13 sacos de ração, donativos que farão toda a diferença num território que neste momento depende da ajuda de todos.

No dia 19 de agosto, foi a vez da Casa Agrícola 3 Silvas, de Lousada e a Bongado Sociedade Produtora de Rações S.A. demonstrarem que estão solidários com os nossos produtores, entregando no Município fardos de palha e sacos de ração.