![](https://maisbeiras.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Comemoracao-dos-40-Anos.jpg)
Gouveia: Museu de Arte Moderna Abel Manta assinala 40 anos de vida
O Município de Gouveia vai dar início às comemorações do 40.º aniversário do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta no próximo dia 15 de fevereiro. Na sessão comemorativa será apresentada a programação cultural, o projeto de reabilitação do Museu, uma nova obra de Abel Manta doada ao Museu e a abertura da exposição temporária de Osmani Simanca, “Traços Inconformes”
A reabertura do museu a 15 de fevereiro coincide com o início das comemorações do 40º aniversário do Museu e integra vários destaques: O Reconhecimento público de doação do retrato a óleo sobre tela, por Maria Clara Frazão de Sousa Lopes, que integrará o acervo do Museu; a apresentação do estudo prévio do projeto de reabilitação com ampliação do Museu e a inauguração da exposição temporária: “Traços Inconformes”, assinada pelo cartoonista Osmani Simanca.
O retrato doado por Maria Clara Frazão de Sousa Lopes, foi elaborado a óleo sobre tela e encontra-se assinado e datado de 1956. Esta pintura integrará e enriquecerá o acervo do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, sendo intenção manter esta obra em exposição permanente e acessível a todo o público.
Integrado no âmbito desta comemoração terá, também, lugar a apresentação do estudo prévio do projeto de reabilitação com ampliação deste espaço museológico municipal.
Seguidamente, terá lugar a inauguração da exposição “Traços Inconformes”, que inclui cerca de 60 cartoons jornalísticos, assinados por Osmani Simanca. Esta exposição poderá ser visitada a partir deste dia e até ao dia 27 de abril, organizando-se por diferentes temáticas: Redes sociais, Política, Caricaturas, Europa, Extrema Direita, Imigração, religião, Covid-19, Futebol e Meio ambiente, oferecendo, assim, a quem a visite um percurso por uma parte da obra e vida de Simanca.
O artista de origem cubana, naturalizado brasileiro, e que escolheu o concelho de Gouveia para residir, é um destacado cartoonista, que na sua obra alia o humor, a análise e a crítica política, cultural e social.
Em “Traços inconformes” o artista mostra a sua visão pessoal da atualidade utilizando o humor com desenhos que não nos deixam indiferentes, que nos provocam e nos levam a questionar as nossas próprias respostas, sejam elas concordantes ou discordantes.