Gouveia:Município associa-se às Jornadas Europeias do Património 2024
Entre os dias 20 e 22 de setembro de 2024, irão decorrer as Jornadas Europeias do Património 2024 (JEP 2024), subordinadas ao tema «Rotas, Redes e Conexões», às quais, uma vez mais, o Município de Gouveia se associa.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, desde 1999. A sua organização, em Portugal, é da responsabilidade do Património Cultural I.P. e trata-se das manifestações culturais mais participadas pelos cidadãos europeus.
Foram, inicialmente, organizadas pelo Conselho da Europa em 1985, a que se juntou a União Europeia (UE) em 1999, para a criação de uma ação conjunta que se tem mantido ao longo do tempo.
Têm como objetivo sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras.
Nos 50 países participantes, signatários da Convenção Cultural Europeia (assinada em Paris a 19 de dezembro de 1954), são, anualmente, organizados até 70 000 eventos (exposições,
workshops, representações, visitas guiadas, etc).
As propostas do Município para assinalar as Jornadas Europeias são, no dia 20 de setembro, pelas 14h30, uma visita à coleção arqueológica do Pátio do Museu e no dia 21 de setembro uma visita orientada pelo centro histórico de Gouveia.
A coleção arqueológica do Pátio do Museu – História a céu aberto, baseia-se na obra “As pedras que falam” de Augusto Tavares Ferreira, e nas histórias que estas ainda têm para contar. A partir das novas abordagens e metodologias do estudo do património cultural, pretendemos partir à descoberta da coleção que se encontra neste espaço icónico da cidade de Gouveia desde 1950.
O centro histórico de Gouveia – Urbanismo e Património, tem como objetivo conhecer Gouveia, considerado como um desafio para os olhos mais atentos. A história da cidade não se encontra apenas na literatura especializada, mas está, especialmente presente, no urbanismo e na arquitetura local.